Portal do Governo Brasileiro

CONVÊNIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DO PPGH-UFSM

ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDEU (AUGM)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) integra a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Esta Associação é uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, em razão de suas características comuns, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas similitudes nas estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seu serviço; características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com perspectivas concretas. Na AUGM há os Comitês Acadêmicos, de caráter interdisciplinar, que trabalham com temáticas qualificadas, estratégicas e de caráter regional e inter-regional, que são de interesse comum entre as Universidades que integram a AUGM. Nesta perspectiva foi criado o Comitê História, Regiões e Fronteiras, que visa a integração latino-americana de forma ampla.


PROJETO CAPES/MERCOSUL - REDES INTELECTUAIS E ESPAÇOS DE FRONTEIRA: ULTRAPASSANDO O ÂMBITO DO ESTADO NAÇÃO
O PPGH/UFSM participa como PPGH associado a UFRGS, que coordena este projeto, em que também participam como associada a Universidade Nacional de Mar del Plata e, como representantes de seus países a Universidade de Cuyo, na Argentina, e a Universidade de la Republica, Uruguai.


ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, O INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR E A UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO, PORTUGAL Este acordo foi firmado em 2011 em função do interesse comum de ambas as universidades em estimular o ensino e os avanços científicos-pedagógicos, estreitando as relações entre Brasil e Portugal. Além disso, este acordo também tem como um de seus objetivos qualificar os recursos humanos em nível de terceiro grau, visando aprimorar a produtividade e qualidade do ensino através da oferta de oportunidades de aperfeiçoamento de pessoal. Este acordo possibilita ações, como intercâmbio de docente, discentes e pessoal técnico-administrativo, pesquisa conjunta, uso de instalações, além de outras ações cooperativas que forem consideradas relevantes pelas instituições envolvidas.
Termo Aditivo de Dupla Diplomação com Portugal
Acordo de Cooperação Internacional com Portugal


PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Pretende aprimorar a disponibilização e divulgação do acesso ao patrimônio arquivístico, histórico e cultural, que registra a trajetória político-legal do estado do Rio Grande do Sul e seus legisladores ao longo de dois séculos. O PPGH que tem coordenado e tem colaborado com a execução deste protocolo através organização de publicações em conjunto com o memorial que partem do acervo desta instituição.


ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DA UFSM COM O CENTRO DE MEMÓRIA REGIONAL DO FORO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SANTA MARIA - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO
O acordo tem como objeto a Cooperação técnica entre a UFSM e o de TRT da 4ª Região, para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para resgate, conservação do conjunto de documentos e informações da Justiça do Trabalho em Santa Maria para a criação do Centro de Memória Regional da Justiça do Trabalho de Santa Maria. As parcerias com instituições voltadas à guarda e pesquisa em fontes documentais têm sido estimuladas pelo Memorial como meio de preservar os documentos do Judiciário Trabalhista e sua disponibilização à consulta pública.


CONVÊNIO COC/FIOCRUZ UFSM
Convênio para cooperação técnico-científica entre os envolvidos para o desenvolvimento da Rede Brasil: Inventário do Patrimônio Cultural da Saúde bens edificados e acervos. Visa realizar o levantamento do patrimônio cultural da saúde, como hospitais e outras instituições de assistência médica e institutos de pesquisa científica na área da saúde no Brasil. Identificar os acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos dessas instituições e disponibilizar na WEB. O projeto Rede Brasil: Inventário Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural da Saúde faz parte de um projeto latino-americano de levantamento do patrimônio cultural da saúde, iniciado a partir de uma experiência no Chile.


ACORDO GERAL DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/PPGH, A UNIVERSIDADE DE LISBOA PORTUGAL E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
O acordo tem como objetivo promover a cooperação entre as duas Instituições em atividades de índole acadêmica, científica e cultural, através do Projeto Patrimônio, Cultura e Migração, atingindo a comunidade acadêmica de Graduação e Pós-Graduação, na condução de pesquisas e programas relacionados à Museologia, Museografia e Belas Artes da Universidade de Lisboa.


PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DO CONVÊNIO CAPES-COFECUB
Este convênio é um programa de cooperação universitária entre o Brasil, por meio da CAPES, e a França, por meio do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (COFECUB), que apoia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior para estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes. O apoio consiste em fomento a missões de trabalho, bolsas de estudo e recursos de custeio. As bolsas são ajudas de custo concedidas a estudantes brasileiros indicados pelo coordenador do projeto, nas modalidades pós-doutorado e estágio de doutorando no exterior (doutorado-sanduíche). O PPGH/UFSM, no caso, participa deste convênio, por meio de um de seus docentes permanentes que atua no projeto.


CONVÊNIO COM  A UNIVERSIDADE DE SALAMANCA
Mais informações clique aqui.


DESTAQUES

 

logo cihis