Cenas Brasileiras

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os vencedores e destaques estaduais do Prêmio Professores do Brasil, que é um reconhecimento ao trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. No Rio Grande do Sul, o vencedor na categoria Ensino Médio foi o projeto de extensão “Estúdio de Criação: o Cinema como Potência Criadora e Transformadora”, realizado em uma parceria entre a TV Campus e o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

Trata-se de um projeto de letramento e criação de cinema com alunos de escola pública. Dele fazem parte o professor da rede estadual João Pedro Wizniewsky Amaral, que é doutorando em Letras pela UFSM, e os servidores técnico-administrativos da TV Campus Rafael Salles Gonçalves e Thomás Dalcol Townsend.

Mais informações.

Lançamento Fantástico Brasileiro

Engoo

Com o interesse acadêmico crescente a respeito de investigações sobre gêneros orais, traduzidos muitas vezes por projetos de pesquisa, artigos e monografias sobre o tema, o Grupo de Pesquisa GOE – Gêneros Orais e Ensino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propõe esse encontro, integrado à Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O ENGGO busca agregar os pesquisadores interessados, articulando-os a outros grupos de pesquisa externos e buscando alternativas teóricas e metodológicas adequadas sobre a questão.

Mais informações clique aqui.