O PPGOP UFSM vem colaborando com diversas instituições no sentido de promover avanços no Ensino e na Pesquisa em Administração Pública. Merecerem destaque as ações comunitárias desenvolvidas pelos vários programas e projetos de extensão coordenados pelos docentes do PPGOP/UFSM.

1. Qualificação de Profissionais

O PPGOP/UFSM tem se constituído em uma referência para os órgãos públicos do RS como fonte de qualificação profissional. Seus alunos estão lotados nos principais órgãos públicos do estado, atuando como agentes transformadores da realidade social.

2. Parcerias institucionais

Em função do compromisso com a comunidade acadêmica, o PPGOP/UFSM tem desenvolvido parcerias institucionais com a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e o Campus da UFSM em Palmeira das Missões, unidade universitária da Universidade Federal de Santa Maria. Dentre as ações já efetuadas em conjunto, destacam-se:

a) A parceria com essas instituições tem sido concretizada através da formação de docentes, participação em bancas de seleção, realização de palestras e cursos de curta duração na área de administração, elaboração de projetos de extensão e pesquisa, auxílio na criação de diretórios acadêmicos e empresas juniores.

c) Formação de docentes e participação em Grupos e Projetos de pesquisa: alguns docentes da UNIPAMPA egressos do PPGOP/UFSM participam de grupos de pesquisa e de projetos dos docentes do programa.

d) Parceria com outras IES da região: A cidade de Santa Maria, uma cidade universitária, comporta várias Instituições de Ensino Superior, com destaque para o Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, a Faculdade Metodista de Ensino Superior (FAMES), Campi da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA, Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS. Desse modo, a UFSM se destaca como um ícone na formação e capacitação de alunos e docentes com efeito multiplicador no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. O PPGOP colabora com essas IES em várias atividades de ensino, pesquisa e extensão. Deve-se destacar especialmente, o papel relevante do PPGOP como formador de vários egressos que hoje atuam em cargos de direção e como docentes nas várias IES supracitadas.

3. Ações de Extensão Universitária com a Comunidade

O PPGOP/UFSM desenvolve uma série de atividades de relevância social. Além das atividades já citadas anteriormente se destaca a realização de projetos e programas de extensão comunitária inovadores, envolvendo docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.

a) Programas e Projetos de Extensão

1) Planejamento estratégico para o município de Santa Maria, liderado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e que conta com a participação de docentes do PPGOP em diferentes fóruns temáticos, com destaque para o fórum temático de Gestão Pública, coordenado pela Professora Flavia Luciane Scherer, ex-coordenadora do PPGOP.

2) Programa de Ações e Estratégias Sustentáveis - PROAÇÕES: tem por objetivo apoiar as instituições que procuram atender necessidades sociais destacando: a inclusão social de jovens em situação de risco, o apoio a crianças com câncer, a inclusão social de pessoas com baixa ou nenhuma renda, a educação ambiental, dentre outras. O Programa também apoia pequenas e micro empresas nas quais residem problemas gerenciais e administrativos elementares que dificultam a sua inserção no contexto da inovação social transformadora.

3) Programa de Assessoria Administrativa às Associações Comunitárias de Santa Maria – PROUAC: neste programa encontram-se vinculados dois projetos assim denominados: (1) Diagnóstico do perfil e dos principais problemas e necessidades das Associações Comunitárias filiadas à União das Associações Comunitárias de Santa Maria (UAC); (2) Curso de Liderança aos Presidentes das Associações Comunitárias associadas à União das Associações Comunitárias – UAC

4) Programa de Apoio à Gestão Pública Sustentável – PROAGESP: envolve quatro projetos, assim denominados: (1) PATT1 – Diagnóstico das Iniciativas Desenvolvidas pelas Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Maria em Relação aos Temas Transversais Propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais; (2) PATT2 – Projeto de Conscientização Socioambiental em Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Santa Maria; (3) CAFAP - Central de Atividades articuladas com a Formação Acadêmica e Profissional dos alunos do curso de administração e; (4) AEICAD-UFSM -Projeto de Acompanhamento e Interação com os Egressos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

5) Programa de Apoio à Gestão para Micro e Pequenas Empresas de Santa Maria – PROAGEM: dois projetos são vinculados ao PROAGEM - (1) Aplicação do PDCA (Plan, Do, Check. Action) em uma Empresa de Pequeno Porte do Segmento de Serviços da cidade de Santa Maria e; (2) Avaliação do Clima Organizacional em uma Empresa de Pequeno Porte do Segmento Industrial da cidade de Santa Maria: Aplicação de uma Ferramenta de Apoio à área de Gestão de Pessoas.

6) Programa de Pesquisa e Extensão em Administração – PROPEAD: projeto vinculado ao núcleo de pesquisa do departamento de ciências administrativas que atende às demandas de empresas locais e regionais em termos de pesquisa e extensão.

7) Projeto Negócio a Negócio: Projeto de extensão realizado em parceria com o SEBRAE que presta assessoria e consultoria a empresários proprietários de micro e pequenas empresas da região central do Rio Grande do SUL.

b) Objetiva Júnior: como já mencionado anteriormente a Objetiva Júnior se constitui em uma empresa júnior para atendimento à comunidade empresarial que congrega discentes de graduação que desenvolvem pesquisas e atividades de assessoria em empresas de médio e de pequeno porte na busca de experiência profissional.

c) Capacitação de Servidores Técnicos Administrativos: docentes e discentes do PPGOP/UFSM participam, sem a contabilização de carga horária e sem remuneração, de cursos de capacitação dos técnicos administrativos da UFSM.

A nucleação é evidenciada especialmente pela formação e pelo fortalecimento de grupos de pesquisa. A coordenação e os docentes do PPGOP, têm participado de atividades visando criar ou fortalecer grupos de pesquisa em Instituições de Ensino Superior no RS, principalmente no CESNORS, campus avançado da UFSM e na UNIPAMPA. Este trabalho resultou na abertura do curso de mestrado em administração da Unipampa no ano de 2016.

Além disso, os docentes do PPGOP/UFSM participaram do projeto de Mestrado Interinstitucional/Minter iniciado em agosto de 2012 aprovado pela CAPES. Esse projeto tem como IES Promotora a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e como IES Receptora a Universidade Federal do Maranhão – UFMA foi coordenador pelo atual coordenador do PPGOP, prof. Breno Augusto Diniz Pereira.

O PPGOP/UFSM vem colaborando com diversas instituições no sentido de promover avanços no Ensino e na Pesquisa em Administração, com ênfase na gestão pública. Merecerem destaque as ações comunitárias desenvolvidas pelos vários programas e projetos de extensão coordenados pelos docentes do PPGOP/UFSM.