Intercâmbios nacionais - ppgop

O PPGOP conta com a experiência de seus docentes na condução de atividades cooperadas com instituições de ensino que são referência no país. Tem-se a expectativa de firmar parcerias para intercâmbios institucionais com outros mestrados profissionais na área pública. De forma a ilustrar o potencial do programa, são listados alguns dos Intercâmbios Institucionais já realizados pelo corpo docente atua no PPGOP/UFSM, o que permite capitalizar as parcerias já estabelecidas com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), UFSM/Palmeira das Missões e Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Rio Grande (FURG). O PPGOP/UFSM tem participado ativamente do desenvolvimento de novas universidades e unidades federais descentralizadas como é o caso da UNIPAMPA e do UFSM/Palmeira das Missões. Essa participação se caracteriza por diversas atividades como bancas de concursos de novos docentes, formação de docentes e projetos de assessoria administrativa.

Na esfera da prática profissional, são estabelecidos convênios com as instituições públicas de origem dos alunos, de forma que são estabelecidos intercâmbios com estes órgãos. Há que se destacar que são órgãos dos governos municipal, estadual e federal que têm liberado servidores para participarem do PPGOP o que evidencia um amplo rol de intercâmbios possíveis, além das ramificações decorrentes destes relacionamentos.

Deve-se destacar que todos os alunos, ao ingressarem no curso, dão início ao processo de convênio a ser firmado entre seu órgão de origem e a UFSM, com cláusulas que regem as atividades a serem desempenhadas por ambas as instituições. De forma específica, são os seguintes os órgãos com os quais foi firmado convênio nos primeiros anos do curso:

 

a) Receita Federal;

 

b) Universidade Federal do Pampa – Unipampa;

 

c) Instituto Federal Farroupilha;

 

d) Prefeitura Municipal de Bagé;

 

e) Prefeitura Municipal de Jóia;

 

g) Prefeitura Municipal de Santo Ângelo;

 

h) Prefeitura Municipal de Santa Maria;

 

k) Exército Brasileiro;

 

m) Brigada Militar (política militar do RS);

 

n) Prefeitura de Canoas;

                 o)  Prefeitura de Dilermando de Aguiar.