As propostas de internacionalização do PPGOP ainda se encontram em fase inicial, de acordos de cooperação entre instituições, sem que se tenham realizado ações e/ou missões acadêmicas internacionais.

No ano de 2012, foi iniciado um diálogo com a Universidade do Minho, em Portugal, para estabelecimento de convênios de cooperação. Tal universidade tem larga experiência em estudos avançados em Gestão Pública e mostrou-se interessada em estabelecer cooperação com o PPGOP. Inicialmente, foram propostas missões de estudo em ambos os fluxos (Brasil-Portugal e Portugal-Brasil), visitas técnicas, participação de docentes portugueses em atividades didáticas, dentre outras atividades que estão sendo avaliadas.

No ano de 2016 foi realizado o convenio e aprovado em todas as instâncias da UFSM a parceria com a Universidade Nacional Del Leste, no Paraguai. O objetivo do presente acordo é de estimular e implementar ações de cooperação técnico-científicas e cultural, incluindo transferência de conhecimentos e experiências relacionadas ao ensino, pesquisa e administração universitária e capacitação de recursos humanos, incluindo o intercâmbio de docentes e discentes.

Nos anos seguintes, outras iniciativas foram empreendidas e delas resultaram projetos de cooperação internacional que estão na fase de obtenção de financiamento, com previsão de início para o ano de 2017. Em 2017 está previsto um congresso internacional com universidades espanholas.

Além disso, há de se ressaltar que 03 docentes do PPGOP, no quadriênio 2013-2016 foram realizar o seu pós-doutorado em universidades estrangeiras. Assim, convênio universidades de Portugal, Espanha e Canadá estão em tramite para serem aprovados pelos órgãos superiores da UFSM.