O programa tem trabalhado na ampliação de sua visibilidade, o que já se reflete no incremento da relação candidato-vaga e na adesão da comunidade aos eventos realizados pelo PPGOP. Dentre as iniciativas com esse propósito, destacam-se:

a) Criação da identidade visual do programa: para padronizar as estratégias de comunicação, além de garantir que o conceito do curso, seus propósitos e imagem possam ser reconhecidos pela sociedade civil, especialmente por órgãos públicos, seus servidores e gestores. A identidade visual privilegiou o conceito de público em articulação com o símbolo da Administração.

b) Site do programa: fornece as informações sobre a proposta do curso, seus objetivos, processo seletivo, eventos, professores e alunos.

c) Participação ativa em redes sociais virtuais: O perfil no Facebook garante um espaço de comunicação ágil e dinâmico, além da ampliação do alcance da imagem do Curso.

d) Realização de eventos: A realização de eventos de forma individual (Aula Magna, Fóruns de Debates e Estudos em Gestão Pública) e o Simpósio Internacional de Gestão Pública, com a agregação de vários órgãos públicos, tem sido uma estratégia com resultados importantes em termos de ampliação da visibilidade do curso.

e) Divulgação de trabalhos: Outra estratégia está na divulgação de trabalhos no Brasil e no exterior, com o incentivo à participação de mestrandos em eventos como o Fórum de Gestão da Educação Superior de Países em Regiões de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa e Coimbra; e o EURAM, realizado na Holanda.

f) Edições temáticas em parceria com periódicos locais: Em 2013, foram preparadas edições temáticas das revistas Sociais e Humanas (B3) e Revista de Administração da UFSM (B2) visando dar maior visibilidade aos melhores trabalhos desenvolvidos no curso.

g) Criação da Revista Práticas de Administração Pública (PAP).

h) Criação do projeto "Talentos do PPGOP" como forma de valorizar e reconhecer os profissionais formados pelo curso.

O PPGOP tem uma política de transparência total em suas ações. Seu processo seletivo é totalmente transparente e pode ser visualizado na página do curso. Além disso, todas as atas e ações do programa são disponibilizadas online no sitio do programa. Busca-se assim a maior visibilidade possível das ações do programa, garantindo a sua credibilidade, de forma imparcial, eficiente e transparente.