- Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGOP, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Deverá entregar na secretaria do PPGOP o requerimento.

 

- Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

 

- Defesa de Projeto de Dissertação

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

O aluno deverá contatar a Secretaria do PPGOP para saber da possibilidade de concessão de benefício, que dependerá da disponibilidade de recursos.

- Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

- Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. Deverão encaminhar os seguintes documentos:

  • Cópia atualizada do Projeto de Dissertação, ou da Dissertação, ou do Projeto de Tese ou da Tese (1 via);
  • Ofício ao colegiado do curso solicitando prorrogação, contendo:
    • Prazo de prorrogação desejado;
    • Justificativa para prorrogação;
    • De acordo do professor orientador.

- Entrega Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Duas cópias da Dissertação em capa dura de acordo com o MDT da UFSM (versão 2015) - Assinadas pela comissão examinadora;
  • Dois CDs com o arquivo da Dissertação (sem proteção por senha);
  • Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.