FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Esta linha de pesquisa tem por objetivo central construir, aprimorar e/ou aplicar ferramentas para avaliação e controle da gestão pública sob diferentes dimensões de análise. Na ótica das organizações públicas busca-se desenvolver indicadores, modelos de avaliação e ferramentas de controle interno e avaliação da eficiência, eficácia, efetividade e transparência da gestão pública. A partir da dimensão econômica, busca-se avaliar as diversas políticas públicas e estratégias governamentais, nos indicadores econômicos e sociais. 

 

Professores Participantes:

Anderson Antonio Denardin
Clailton Ataides de Freitas
Daniel Arruda Coronel
Fernando do Nascimento Lock
Ivan Henrique Vey
José Alexandre Magrini Pigatto
Kelmara Mendes Vieira
Nelson Guilherme Machado Pinto
Reisoli Bender Filho

 

INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE SISTEMAS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Esta linha de pesquisa tem o objetivo de desenvolver abordagens inovadoras como as metodologias de planejamento, os ganhos de eficiência e a modernização de sistemas administrativos, centradas em princípios de enfoque do cidadão. Dessa forma, a linha de pesquisa busca compreender e alicerçar propostas de processos e sistemas administrativos inovadores que resultem em ganhos de eficiência garantindo a melhoria contínua da máquina pública. Busca-se também avaliar os impactos desses novos sistemas e processos na vida das pessoas/servidores sejam no âmbito município, estadual ou nacional.

 

Professores Participantes:

Adolfo Alberto Vanti
Breno Augusto Diniz Pereira
Dalva Maria Righi Dotto
David Lorenzi Junior
Fernanda Kieling Pedrazzi
Gilberto Martins Santos
Mauri Leodir Löbler

 

PESSOAS E SOCIEDADE

Esta linha de pesquisa tem por objetivo compreender a interface entre gestão pública, pessoas e sociedade, trabalhando com dois eixos principais, o gerenciamento de pessoas nas instituições públicas e a prestação de serviços à sociedade. No primeiro eixo, a linha busca estudar questões relacionadas à gestão de pessoas e comportamento organizacional, realizando análises do cenário atual e propondo mudanças. No segundo eixo, busca-se compreender como os serviços públicos chegam à sociedade, por meio de estudos que reflitam criticamente sobre políticas públicas, incentivos à projetos de gestão social e processos que permitam à sociedade avaliar os serviços recebidos.

 

Professores Participantes:

Jairo da Luz Oliveira 
 Luciana Flores Battistella
 Márcia Zampieri Grohmann
 Scheila Kocourek
 Luis Carlos Zucatto