1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Corpo Docente


Corpo Docente do PPGPPC:



Prof. Dr. André Zanki Cordenonsi - UFSM

Prof. Dr. Átila Augusto Stock da Rosa - UFSM

Prof. Dr. Carlos Blaya Perez -  UFSM

Prof. Dr. Carlos Gustavo Martins Hoelzel - UFSM

Prof. Dr. Caryl Lopes - UFSM

Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM

Profa. Dra. Denise de Souza Saad - UFSM

Profa. Dra. Giane de Campos Grigoletti- UFSM

Profa. Dra. Glaucia Vieira Ramos Konrad – UFSM

Profa. Dra. Heloísa Helena F. G. da Costa – UFBA

Prof. Dr. José Luiz de Moura Filho - UFSM

Prof. Dr. Júlio Ricardo Quevedo dos Santos – UFSM

Prof. Dr. Luiz Fernando Silva Mello- UFSM

Prof. Dr. Marcelo Ribeiro

Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin – UFSM

Prof. Dr. Marta Rosa Borin

Prof. Dr. Rafael Guedes Milheira – UFPel

Profa. Dra. Rosanara Pacheco Urbanetto - UFSM


Professores Convidados:



M. Sc. José do Nascimento Júnior - IPHAN

 


Breve biografia:


Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, desenvolvimento de ambintes virtuais de ensino aprendizagem e objetos de aprendizagem.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Endereço Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação.
Av. Roraima 1000 - Prédio 74 - Sala 2159
Centro
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32209256
URL da Homepage: http://www.inf.ufsm.br/~andrezc

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Prof. Dr. Átila Augusto Stock da Rosa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Geologia, Área de concentração: Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e doutorado em Geologia, Área de concentração: Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconstruções paleoambientais continentais do Triássico (Formação Caturrita, Formação Santa Maria, Formação Sanga do Cabral) e Pleistoceno (Formação Touro Passo e "Aloformação Guterres").

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências.
Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32209241 Fax: (55) 32208022
URL da Homepage: www.ufsm.br/arqueologia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Prof. Dr. Carlos Blaya Perez

Mestre em Multimeios pela UNICAMP(1994) e doutor em Biblioteconomia y documentación pela Universidad de Salamanca - Espanha (2004). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, do Curso de Especialização a distância em Gestão de Arquivos e do Curso de graduação em Arquivologia.
 
 
Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas.
Prédio 74 - Sala 2147 - Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 3220 9256 Fax: (55) 3220 9255
URL da Homepage: www.ufsm.br/arquivologia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


 Prof. Dr. Carlos Gustavo Martins Hoelzel - UFSM

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1993), doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atuo como professor adjunto IV nos cursos de graduação em Design, Latu Sensu em Design para Estamparia e Strictu Sensu em Preservação do Patrimônio Cultura (Linha de Pesquisa - Cultura Material) da UFSM. Como gestor ocupo a vice-direção do Centro de Artes e Letras. Na trajetória do trabalho acadêmico tive uma experiência extensa em design instrucional e IHC. Atuei também como coordenador da UAB-UFSM e de Equipe Multidisciplinar de Tecnologias de Informação e Comunicação. Na área de projeto de produto desenvolvo particularmente trabalhos em design de gemas e joias aplicando conhecimentos de design gráfico, estudando tendências, sues parâmetros e contextos semióticos associando esta perspectiva a tecnologias de materiais e sustentabilidade. Líder do grupo de pesquisa Design Contemporâneo.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Prof. Dr. Caryl Lopes

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis (1986) e doutorado em Arquitetura - Universitat Politècnica de Catalunya (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Professor no Curso de Especialização Profissional em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - CECREPAC e no Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural na mesma instituição. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, memória, convivência, cidade e paisagem e projeto de edificação.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria.
Avenida Roraima, Prédio 30, Sala 214. Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 2208771 Fax: (55) 2208772

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Prof. Dr. Daniel Flores

Concluiu o Doutorado em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación - Universidad de Salamanca/España em 2006, como bolsista da CAPES – Coodenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC, orientado pela Profa. Dra. Manuela Moro Cabero. Concluiu o mestrado em Engenharia de Produção na linha de pesquisa Tecnologia da Informação pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria em 2000, tornou-se especialista em Organização de Arquivos pela USP – Universidade de São Paulo em 1998, graduou-se como bacharel em Arquivologia em 1998, desde o ano de 1995. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria, desde 1998, onde ministrou disciplinas de Arquivística, Gestão Eletrônica de Documentos, Bases da GED e suas linhas de pesquisa, Reprografia, Ética e Legislação Arquivística e orienta Estágios Supervisionados e Trabalhos de Conclusão de Curso, ademais de coordenar Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino. Docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural/PPGPPC-UFSM, do Curso de Especialização a distância em Gestão de Arquivos (EAD) e do Curso de graduação em Arquivologia/UFSM. Participou dos Colegiados de Departamento e Colegiado do Curso de Arquivologia, ademais de participar de Comissões Permanentes e exercer cargos Administrativos. É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos registrado no CNPQ e orientou bolsistas de Iniciação Científica. Co-orientou dissertações de mestrado em Engenharia da Produção (Tecnologia da Informação/PPGEP), além de ter orientado trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação e Arquivística. Atualmente coordena projetos de pesquisa e extensão. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estágio Supervisionado, Relatório de Estágio, Sistema de Arquivos, Arquivologia, Arquivística, Projeto de Arquivo, GED, Tecnologia da Informação, Gestão Eletrônica de Documentos, Automação em Arquivos, Documentos Eletrônicos, Digitalização de Documentos e Software Livre.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação.

Campus Universitário - Prédio do CCSH 2/Depto.Documentação/Sala 2157
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil - Caixa-Postal: 9255
Telefone: (55) 32209235 Ramal: 9256 Fax: (55) 32209255
URL da Homepage: http://www.ufsm.br/arquivologia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Profa. Dra. Denise de Souza Saad

Engenheira civil. Professora Adjunta do Departamento de Estruturas e Construção Civil da UFSM. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural. Professora do Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFSM. Coordenadora do Projeto de Implantação do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM. Colaboradora no projeto de implantação do Curso de Museologia proposto no projeto REUNI (2007). Coordenadora do Curso de Especialização Profissional em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural- CECREPAC (2004-2005). Coordenadora da Região-Sul da Rede Brasileira de Biodeterioração. Delegada nacional pelo Brasil do CYTED Subprograma XV, Rede temática XV-E (PRESERVAR). Coordenadora do Convênio entre UFSM/ Brasil e CABI Bioscience/Reino Unido. Ministrou cursos sobre Biodeterioração de Patrimônio Cultural -Técnicas Bioquímicas e Moleculares em Salvador (BH), Tiradentes (MG), Cartagena de Las Índias (Colômbia).. Conferencista da Reunião do Grupo CYTED em Sevilha/Espanha. Palestrante de cursos de curta duração sobre Biodeterioração por fungos do Patrimônio Cultural. Escreveu capítulos de livros publicados em Portugal e Espanha e no Brasil sobre Biodeterioração de Superfícies, tendo trabalhos apresentados em conferências nacionais e internacionais, com artigos publicados em anais de congresso e revistas científicas internacionais.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Departamento de Estruturas e Construção Civil.
Av. Roraima, Campus Universitário
CAMOBI
97119-500 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 2208144 Fax: (55) 2208030
URL da Homepage: www.ufsm.br

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Profa. Dra. Giane de Campos Grigoletti- UFSM

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Temas em que tem desenvolvido projetos de pesquisa, extensão e ensino: projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de equipamentos comunitários (escolas, bibliotecas, praças, entre outros), edifícios altos, tecnologias sustentáveis aplicadas ao projeto do ambiente construído (impactos ambientais da construção civil, conforto ambiental, avaliação de desempenho térmico de edificações, entre outros), desenvolvimento de planos diretores e planejamento urbano.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Prof. Dr. Glaucia Vieira Ramos Konrad

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi Professora Substituta do Departamento de História da UFSM e, atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Documentação da mesma Universidade. É pesquisadora dos temas mundos de trabalho e arquivos, integrando o GT Mundos do Trabalho da ANPUH-RS

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Documentação.
Av. Roraima
Camobi
97050-000 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32209256 Fax: (55) 32209293
URL da Homepage: http://w3.ufsm.br/arquivologia/

E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Profa. Dra. Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa  - UFBA

Possui graduação em História pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (1973), graduação em Museologia - Museu Historico Nacional (1973), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1984) e Doutorado em Sociologia - Université du Québec à Montréal (2000). Desde janeiro / 1990 é Docente concursada DE da Universidade Federal da Bahia. Professora colaboradora do Mestrado em Museologia e Patrimônio, da UNI-RIO e permanente da Pós-Graduação em História da UFBA. Pesquisadora nas áreas de História, Museologia, Gestão de Cidades Históricas e Estratégias de Preservação do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes enfoques: patrimônio, desenvolvimento sustentado, educação, bem cultural, memória e museu.Coordena projetos e ações comunitárias onde o patrimônio é a pedagogia social da inclusão. Ministra cursos e palestras como Mestre de Conferências em universidades brasileiras e estrangeiras, sendo professora visitante em: Université du Québéc, Newcastle University (Inglaterra), Université Laval (Quebec), Universidade Politécnica de Valencia (Espanha) e Universidade de Buenos Aires.
 
 
Contato Profissional: Universidade Federal da Bahia.
Estrada de São Lázaro, 197 Departamento de Museologia
Federação
40210-730 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32472978 Fax: (71) 32472800
URL da Homepage: www.ufba.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prof. Dr. José Luiz de Moura Filho - UFSM

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), onde é Professor Adjunto, vinculado ao Departamento de Direito, lecionando Direito Ambiental nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Teoria da Urbanização e Ateliê de Planejamento Urbano e Regional no Curso de Arquitetura e Urbanismo, e Notariado, no Curso de Arquivologia. É professor permanente Programa de Pós Graduação em Preservação do Patrimônio Cultural, atuando nas Linhas de Pesquisa Preservação do Patrimônio Material e Patrimônio Documental. É Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), tendo feito Estágio no Exterior (sanduiche) com bolsa da CAPES, na UMINHO (Portugal), na área de Cooperação Transfronteiriça. Foi Chefe das Assessorias Jurídicas da FEPAM e METROPLAN, no período de 1999/2002. É consultor em Projetos de Extensão envolvendo minorias étnicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico, atuando, principalmente nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Planos Diretores e Regularização Fundiária de territórios quilombolas e indígenas.

Sistema de Currículos Lattes


Prof. Dr. Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: história da integração latino-americana, história cultural, relações de poder, cultura e história, integração latino-americana e identidade latino-americana.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria.
Rua Floriano Peixoto, 1750 - 4º andar
Centro
97015-372 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 2227773
URL da Homepage: www.ufsm.br

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Prof. Dr. Luiz Fernando Silva Mello

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado Sandwich pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris. Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do espaço urbano e nos temas urbanismo, planejamento urbano, História Cultural da cidade e imaginário urbano.


Sistema de Currículos Lattes


Prof. Dr. Marcelo Ribeiro

Possui graduação em Turismo pela Pontificia Universidade Católica (1988) e doutorado em turismo e desenvolvimento sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2003) como bolsista CAPES. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Silveira Martins. Foi coordenador do curso de Graduação em Turismo na UNISC (Santa Cruz do Sul); Coordenador do curso de Graduação em Turismo (UFAL - Unidade de Penedo, Alagoas) e diretor da Unidade Penedo (2006), coordenador do Curso Tecnológico de Gestão em Turismo em Silveira Martins de 2010 a 2014. Atua no programa de mestrado profissional em Patrimônio Cultural da UFSM como professor. As áreas de pesquisa desenvolvidas são relacionadas ao turismo cultural, políticas públicas em turismo, planejamento turístico, patrimônio cultural e o turismo: Usos e consumo e o patrimônio cultural no meio rural.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes


 Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professora adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, sendo orientadora do Mestrado em Integração Latino Americana e do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural. Possui pesquisas e publicações nacionais e internacionais, na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, trabalhando principalmente com os temas: América Latina, espaço fronteiriço platino, história política, federalismo e a construção dos estados nacionais e imigração, bem como na área da metodologia da pesquisa. Possui experiência acadêmico-administrativa na gestão do ensino superior, especialmente na Educação a Distância, atuando em 2006, junto ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, na coordenação do projeto de implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Curso de História-CCSH.
Campus Universitário da UFSM - Predio CCSH
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32209226 Fax: (55) 32209226

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Prof. Dr. Marta Rosa Borin

Professor Adjunto, Nível 1 do Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em História (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural (UFSM); Bolsista do Programa Nacional de Pós -doutorado, Universidade Federal do Piauí (PNPD/CAPES/UFPI -2012-2013) - Projeto "História e Patrimônio Cultural no Nordeste do Brasil"; Doutora em Estudos Históricos Latino-Americanos (Conceito 5) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS/RS - 2010); Mestrado em História Ibero-Americana (Conceito 6) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS - 1993); Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Imaculada Conceição", Santa Maria/RS (1982); Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades - Seção Rio Grande do Sul (GTHRR/RS) da Associação Nacional de História (ANPUH-RS) (2010-2012); membro do Diretório de Pesquisa do Curso de História, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CNPq), Grupo de Pesquisa - História Platina: sociedade, poder e instituições; membro do Diretório de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC/PPGH) da Universidade de Passo Fundo; membro do Grupo de Pesquisa Memória, Ensino de Patrimônio Cultural - CNPq; membro do Grupo de Pesquisa História: Religiosidade e Cultura (UFSC/ CNPq). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, religião, politica, poder, memória e patrimônio.

Fonte: Sistema de Currículos Lattes


 Prof. Dr. Rafael Guedes Milheira - UFPel

Doutor e Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Graduação em licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Pelotas. É Professor do curso de Bacharelado em Antropologia Social e Cultural / habilitação em Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (mestrado acadêmico) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - mestrado profissionalizante). Desde do ano de 2012 é coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel. Tem experiência na área de Arqueologia Pré-Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia das populações pré-coloniais do Pampa e litoral sul-brasilero, patrimônio arqueológico e teoria e método em arqueologia.


Sistema de Currículos Lattes


O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-
 
 
 
 
 
M. Sc. José do Nascimento Júnior

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente Diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia.



Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus.
SBN Qd 2 Edifício Central Brasília 2º andar
Setor Bancário Norte
70040-904 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 34146173 Ramal: 6173 Fax: (61) 34146178
URL da Homepage: www.iphan.gov.br

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Dra. Rosanara Pacheco Urbanetto

Possui graduação em Curso de Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Pós Graduação Em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, gestão de arquivos públicos, arquivo administrativo, linguagens documentárias e normalização em arquivos.



Fonte: Sistema de Currículos Lattes

Contato Profissional: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas.
Prédio 74 - Sala 2147 - Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 3220 9256 Fax: (55) 3220 9255
URL da Homepage: www.ufsm.br/arquivologia