O Estágio supervisionado, de pelo menos 300 horas, será realizado sob a forma de atividades em empresas, ou instituições de pesquisa e desenvolvimento, relacionadas com a formação obtida no Curso.

 O Estágio supervisionado fornecerá experiência básica ao acadêmico do curso de Tecnologia em Processos Químicos e permitirá o contato com sua futura atuação profissional qualificando-o para o mercado de trabalho. Além disso, é pertinente que o aluno estagiário aprenda a estabelecer processos de relações humanas no trabalho, tanto com seus subordinados, quanto com seus superiores, profissionais de outras áreas quando em sua atuação profissional. As normas do Estágio Supervisionado estão definidas na ementa da disciplina e sob orientação do docente responsável pela disciplina QMC 1096 (para ver a ementa clique aqui). Ao final do estágio o acadêmico deverá apresentar um relatório das atividades realizadas (para ver as normas de estágio clique aqui).

Informações ao estágiario:

- inicialmente, o aluno deve identificar quais as áreas/indústrias possíveis e verificar se há convênio vigente com a coordenação do curso (ver PROPLAN/COPROC – http://w3.ufsm.br/proplan/index.php/em-vigencia).

- em caso de inexistência de convênio de estágio com a indústria/insituto de pesquisa alvo, o interessado deve solicitar à coordenação, com antecedência previa de ao menos um semestre, as providencias para que o mesmo seja estabelecido.

- é obrigatório ao estágiário providenciar 03 vias do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (ver PROPLAN/COPROC – http://w3.ufsm.br/proplan/index.php/formularios-e-procedimentos#minutas).