fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Prédio da Administração Central

(Reitoria) - 7º Andar - Sala 706

(55) 3220 8213

Email: prpgp@ufsm.br

Horários de Atendimento

Destaques

Cerimônia de Abertura - 29ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada - UFSM

Promover um ambiente de integração humana e cientifica. Este é o objetivo da 29ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). De segunda (20) a sexta-feira (24), o Centro de Eventos da UFSM será espaço de divulgação e apresentação de trabalhos científicos produzidos na Universidade. A programação da Jornada também inclui palestras e atividades no centro da cidade.

A JAI consolida-se como o maior evento acadêmico científico do interior do estado. Mais de 5.000 alunos de diversas universidades participarão do evento e serão apresentados cerca de 3.100 trabalhos. Os trabalhos serão divididos em módulos temáticos, e serão apresentados de forma oral e em banners. Além disso, participam do evento, alunos de todos os campi da Universidade. A relação das apresentações pode ser conferida aqui.

O professor Paulo Cesar Piquini, que integra a organização do evento, destaca que a JAI procura aproximar cidade e Universidade, além de ser uma forma da população adquirir informação cientifica sobre o que acontece na UFSM.

A cerimônia de abertura será na segunda (20), às 9h, no anfiteatro do Centro de Tecnologia, com a presença da presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, e do diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff.

O encerramento acontece na sexta (24), no Theatro Treze de Maio, com apresentação do projeto Orquestrariun e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014

 

Em acordo com a Vale S.A. , a CAPES lança a 3ª Edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. O Prêmio é constituído por: Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado; e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado.

O interesse da CAPES e da VALE S.A é identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental tais como:
1- Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia;
2- Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos;
3- Redução de Gases do efeito estufa (GEE); e
4- Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza;
Para concorrer, as teses e dissertações deverão ter sido aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Os critérios de elegibilidade são: estarem disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidas no ano anterior ao do edital; terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, 5 (cinco) teses de doutorado e/ou 5 (cinco) dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do Edital.

Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

O período de inscrições será de 13 de outubro a 14 de novembro de 2014.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da instituição, após seleção interna da tese e/ou dissertação que concorrerá ao Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade representando o Programa, deverá proceder a inscrição de acordo com o Edital 060/2014, anexo, no site:

http://pvc.capes.gov.br/inscricao

O acesso ao sistema deverá ser feito com o mesmo usuário e senha utilizados para acesso à Plataforma Sucupira da CAPES.

Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas por meio do endereço : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação 29ª JAI

A CIC/PRPGP está divulgando a Programação Geral da 29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, que acontece de 20 a 24 de outubro no Campus da UFSM. Acesse a Página oficial do evento em www.ufsm.br/jai e conheça este que é o maior evento acadêmico da UFSM.

Edital 035/2014 - Relação dos candidatos que efetuaram pagamento da taxa de inscrição

A CPG/PRPGP divulga relação dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição referente ao processo seletivo do Edital n. 035/2014 - Reabertura do edital nº 033/PRPGP/UFSM de inscrição ao curso de Pós-Graduação em Gestão da Educação Municipal - PRADIME, nível de Especialização, modalidade à Distância - EaD. Para acessar a listagem, clique aqui.

PRPGP divulga edital 038/2014: adendo e alterações ao Edital 037 de ingresso na pós-graduação

A PRPGP divulga edital 038/2014 com alterações e adendo ao edital 037/2014 referente ao ingresso em Doutorado, Mestrado e Especialização para o 1º. semestre de 2015. Para acessar, clique aqui.



Inicial
Pró-Reitoria
Pós-Graduação
Pesquisa
Iniciação Científica
Editais
Formulários
Diversos
Contato


UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvido por: MultiWeb/CPD