Pré-incubação

O QUE É?     

     A pré-incubação é um programa destinado à validação,  aperfeiçoamento e planejamento de ideias de empreendimentos  para montagem de um negócio, de modo que os candidatos a empreendedores avaliem  a viabilidade técnica e econômica da ideia, bem como a própria capacidade de geri-lo. Busca-se apoiar e preparar os futuros empreendedores, que tenham ideias inovadoras com potencial de negócio, na fase que antecede a criação da empresa. O programa é de grande importância no processo de estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica e, consequentemente, para criação e consolidação de empresas inovadoras, capazes de fomentar a economia do conhecimento nas regiões de abrangência da UFSM.

PÚBLICO -ALVO
     Poderão submeter projetos: alunos dos cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação da UFSM; os docentes e servidores técnicos administrativos em educação, ativos e inativos da UFSM; pesquisadores ativos ou inativos da UFSM; e empreendedores da iniciativa privada, desde que na equipe de trabalho contemple pelo menos um acadêmico regularmente matriculado na UFSM.

COMO FUNCIONA?
      Os participantes do programa terão acesso a treinamentos, oficinas, cursos e palestras sobre Empreendedorismo, Inovação, Modelos de Negócios, Planejamento Estratégicos e a atividades de desenvolvimento profissional e pessoal dos empreendedores, além de assessoria tecnológica, comercial, jurídica e de gestão. O programa é presencial, tendo os participantes que ter frequência mínima de 90% nas atividades.


     O acompanhamento da pré-incubação: Durante o processo de pré-incubação, a equipe deverá entregar relatórios parciais do plano de negócios, além de apresentar oralmente os Modelos de Negócios desenvolvidos. Também haverá uma rodada de feedback dos projetos com empresários de sucesso da região.


Cada projeto tem um mentor, podendo ser professor vinculado à UFSM ou empreendedor sugerido ou aprovado pela AGITTEC para acompanhar e dar suporte as atividades realizadas durante a pré-incubação.


Local das atividades: Haverá a disponibilização, sempre que possível, de uma sala em alguma sala da AGITTEC para que os empreendedores possam desenvolver as suas atividades. 

A SELEÇÃO

     Os empreendedor que quiser submenter seu projeto de empreendimento para participar do programa deverá ficar atento à abertura do edital. A gestão da incubadora Pulsar busca replicar o programa uma vez ao ano, mas depende-se da capacidade e disponibilidade dis parceiros envolvidos. A seleção vem sendo feita por meia de banca avaliadora, e os projetos submetidos por meio da apresentação de ficha de inscrição, vídeo dos candidatos explicando a ideia, apresentação de C.V. dos proponentes e entrega de um projeto de plano de negócios.