Requerimentos ao Colegiado

 

1 - Requerimento de registro de ACG

   

2 - Requerimento de registro de DCG

Os requerimentos de registro de disciplinas complementares de graduação cursadas em outros cursos (extra-curriculares) devem ser feitos, exclusivamente, através do Portal do Aluno no seguinte endereço:

> Portal do Aluno

>> Alteração Curricular

>>> Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas

Documentos necessários e obrigatórios:

a) Histórico Escolar (Digitalizado - arquivo PDF)

b) Programa da Disciplina (Digitalizado - arquivo PDF). Somente para disciplinas cursadas em outras IES (Instituições de Ensino Superior)

Conforme inciso VII do Art. 94 do Regimento Geral da UFSM, o Coordenador submeterá ao Colegiado todos os requerimentos recebidos, consultado o departamento/setor respectivo sempre que necessário através do encaminhamento dos processos aos professores responsáveis pelas disciplinas ou responsáveis pelos setores que administram as disciplinas.

A apreciação dos pedidos se dará nas reuniões ordinárias do colegiado que ocorrerão todas as segundas segundas-feiras de cada mês, ou na segunda-feira subsequente em caso de feriado ou dia não letivo.

 

3 - Requerimento de dispensa/aproveitamento de disciplina

Os requerimentos de dispensa ou aproveitamento de disciplinas devem ser feitos, exclusivamente, através do Portal do Aluno no seguinte endereço:

> Portal do Aluno

>> Alteração Curricular

>>> Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas

Documentos necessários e obrigatórios: 

a) Histórico Escolar (Digitalizado - arquivo PDF)

b) Programa da Disciplina (Digitalizado - arquivo PDF). Somente para disciplinas cursadas em outras IES (Instituições de Ensino Superior)

Conforme inciso VII do Art. 94 do Regimento Geral da UFSM, o Coordenador submeterá ao Colegiado todos os requerimentos recebidos, consultado o departamento/setor respectivo sempre que necessário através do encaminhamento dos processos aos professores responsáveis pelas disciplinas ou responsáveis pelos setores que administram as disciplinas.

A apreciação dos pedidos se dará nas reuniões ordinárias do colegiado que ocorrerão todas as segundas segundas-feiras de cada mês, ou na segunda-feira subsequente em caso de feriado ou dia não letivo.

 

Formulários em geral

 

4 - Quebra de pré-requisito

 

5 - Ajuste de Matrícula

 

6 - Atestado de Freqüência em Disciplina

 

7 - Atestado de Frequência no Curso

 

8 - Solicitação de Bolsa para Auxílio à Participação em Eventos