Sem título

Assim que o transporte que trazia as 28 crianças parou no estacionamento do Centro de Convivência e Treinamento da Polícia Federal, o coração das 13 detentas que aguardavam no local começou a bater mais rápido e forte. Agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) foram até o veículo buscar os pequenos. Quando mãe e filhos se enxergavam, gritos de alegria, lágrimas e abraços tomaram conta do local. Sentadas em cadeiras dispostas em semicírculos, as mulheres – muitas não viam os filhos há mais de seis meses – iam pegando as  crianças no colo e as famílias, se reagrupando. Quando faltava perna para acomodar todos, alguns puxavam as cadeiras para ficar mais perto e outros preferiam sentar no chão para ficar encostado, aproveitando o afago da mãe.

Após breve apresentação do Projeto Inspira pelo delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge Vargas, a Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada colocou todo mundo para dançar.

Em seguida, os médicos do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) convidados - pela primeira vez - para integrar o projeto iniciaram os atendimentos. No fundo o salão, foram montados dois consultórios improvisados. Sentadas em volta de uma mesa, mãe e filhos respondiam perguntas sobre o estado nutricional das crianças e esclareciam dúvidas com as pediatras Beatriz da Silveira Porto e Glauce Mendes. Treze crianças foram referenciadas para atendimento na Unidades Básicas de Saúde, três para serviços de avaliação psicológica, duas para o Ambulatório de Pediatria Geral do HUSM e uma para atendimento de neurologia e fonoaudiologia.

A superintendente do HUSM, Elaine Resener, atuou junto ao oftalmologista, Ricardo Rizzatto, na triagem oftalmológica. Das 28 crianças, 10 foram encaminhados para exames diagnósticos no Consultório Itinerante do HUSM, por relatarem visão dupla, dor de cabeça ou dificuldade para ler e assistir televisão.

- Ficamos muito contentes de ter sido convidado. Não é um projeto hospitalar, é um projeto de extensão e ele deverá crescer, porque nós já tivemos novas ideias a partir de hoje – disse a superintendente.

Duas residentes da Linha Materno-infantil – a enfermeira Maiane Calazan  e a assistente social Tamires Dela Justino – orientaram sobre a importância de as famílias manterem a carteira de vacinação em dia, de as crianças estarem frequentando a escola e de os responsáveis pelas manterem o acompanhamento nos Postos de Saúde dos bairros onde moram.

Leia o restante da notícia aqui.