A residência em Cirurgia e Anestesiologia visa desenvolver as habilidades relacionadas a avaliação adequada de um paciente como devida anamnese, exame físico, solicitação e coleta de exames complementares laboratoriais ou de imagem para diagnóstico, seleção e execução de protocolos terapêuticos, procedimentos ambulatoriais e de enfermagem visando um aperfeiçoamento do profissional frente a estas condições inerentes a rotina prática proporcionando assim o desenvolvimento de um senso crítico adequado para os mais diversos tratamentos cirúrgicos e/ou anestésicos, bem como suas diversas possibilidades.

Plano de Estudos

Programa de Residência em Área Profissional da Saúde
Código da disciplina Nome da disciplina Tipo Carga Horária Créditos
EFM851 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE Currículo Curso 45 03
MVP847 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Currículo Curso 30 02
MVP814 ZOONOSES Currículo Curso 30 02
CPA877 SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Currículo Curso 15 01
MVP848 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS EM INTERFACE COM A SAÚDE I Currículo Curso 60 04
CPA893 SEMINÁRIOS AMPLIADOS DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO PRAPS/MV-I Currículo Curso 45 03
CPA905

SEMINÁRIOS AMPLIADOS DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO PRAPS/MV-II

Currículo Curso

45

03
MVP 850 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS EM INTERFACE COM A SAÚDE II Currículo Curso 60 04
CPA 880 TÓPICOS BÁSICOS E AVANÇADOS EM ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA VETERINÁRIA Currículo Curso 60 04
CPA883 ATIVIDADES PRÁTICAS EM ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA I Currículo Curso 2304 154
CPA896 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS EM ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA I Currículo Curso 291 20
CPA881 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Currículo Curso 120 08
CPA898 ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICAS EM ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA Currículo Curso 351 24
CAP900 ATIVIDADE PRÁTICAS EM ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA Currículo Curso 2304 154

 

Objetivos:

  • Realizar levantamento de dados epidemiológicos e diagnóstico situacionais;
  • Promover programas de educação sanitária por meio de: palestras educativas na comunidade e na mídia (TV, jornal, folders, banners, internet, rádio, dentre outros).
  • Avaliar a qualidade e risco nos serviços de saúde abrangendo os aspectos ambientais e de biossegurança, vinculados na área de atuação do Médico Veterinário.
  • Induzir a consciência da importância de tratamentos. Produzir diagnósticos clínicos e laboratoriais de doenças de cunho cirúrgico que acometem as diferentes espécies animais de convivência direta ou indireta com o homem;
  • Proporcionar ao Residente o hábito de estudo permanente e a vivência das normas éticas no exercício profissional, colocando-o em contato direto com a sociedade, nas suas diferentes camadas econômicas;
  • Viabilizar novos cenários de ensino-aprendizagem de modo a proporcionar um espaço de troca de saberes e experiências que possibilitem aproximar a formação às necessidades do sistema único de saúde;
  • Realizar diagnósticos a campo e triagem dos animais com doença de cunho cirúrgico, encaminhando-o ao tratamento específico junto ao Hospital veterinário da UFSM, tendo apoio tanto de equipe cirúrgica quanto anestésica;
  • Promover uma conscientização da população quanto a importância de controle populacional de pequenos animais através de campanhas de castração para a comunidade carente, e desta forma diminuir o número de animais errantes.
  • Aprimorar o conhecimento técnico teórico/prático a partir da participação em cursos de extensão voltados para Médicos e Médicos Veterinários, tais como os Cursos de educação médica continuada de videocirurgia, ciclos de palestras acadêmicas para as áreas específicas, entre outros, possibilitando assim um aprofundamento no senso crítico e técnico científico.

Ênfase em Anestesiologia Veterinária:

  • Ser capaz de realizar procedimentos anestésicos complexos visando o bem-estar da população alvo.
  • Possuir conhecimento técnico especifico bem como farmacológico, que o leve a desenvolver suas atividades com segurança e eficácia.
  • Ser capaz de discernir as diferencias farmacocinéticas e farmacodinâmicas de diversos componentes anestésicos nas mais diferentes espécies animais.
  • Desenvolver diagnósticos situacionais por meio de projetos de levantamento de dados epidemiológicos, a fim de nortear as políticas públicas de saúde, contribuindo na melhoria da qualidade dos serviços em saúde, entendendo assim seu papel na construção de uma rede básica de cuidados mais adequada.