Santa Maria/RS | 14/10/2010
4
 

03

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Conexão UFSM - Revista Digital  
   
     
 

[ 01 ]

Início da revista

[ 02 ]

Papel de parede | S. Cruz

[ 03 ]

Editorial | G. Piber

[ 04 ]

Palavras e impressões | P. Santos

[ 05 ]

Ofício d’arte | M. Jacques

[ 06 ]

Reportagem | G. Piber

[ 07 ]

Antes que a história... | J. Pizarro

[ 08 ]

Meu olhar | A. Rubin

[ 09 ]

Acontece

[ 10 ]

Registro histórico | M. Oliveira

[ 15 ]

Linha do tempo | R. Universidade

[ 16 ]

Do impresso... | Revista do CAL

[ 17 ]

Registros sonoros

[ 23 ]

Do arquivo... | UFSM vista de cima

[ 24 ]

Considerações

[ 25 ]

Expediente

 

Palavras e impressões

Crônica | por Pedro Brum Santos *

50 anos e o ambiente acadêmico

Nas próximas semanas devem ser divulgados os resultados do 5º concurso de crônicas que este ano leva o tema "UFSM: 50 anos de histórias escritas por você". Ao lado do Candinho Ribeiro e do Athos Miralha, fui um dos examinadores da categoria egressos. No último final de semana entregamos nossos apontamentos à organização.

Pedro Brum Santos

Pedro Brum Santos na Rádio Universidade
© 2008 - Arquivo Fazendo Arte


Fiquei impressionado com a força de nossa instituição na história de vida de seus egressos. E não estou me referindo às questões formais, ao aprendizado da sala de aula e dos laboratórios, ao saber sistematizado que é transmitido no dia-a-dia, porque desse inventário, é óbvio, ninguém se aparta. Sempre saberemos das aulas e dos mestres que moldaram nossas mentes. O impressionante é o quanto as situações vividas entre colegas, o contato direto com o espaço físico e as situações proporcionadas nos vários setores instalados no campus estão incrustados na memória. Gente que se formou há vinte anos ou mais continua levando a universidade no coração e lembra as peripécias da rotina acadêmica, como se tivesse saído ontem.

Os depoimentos multiplicam sequências de tempos e espaços às vezes divertidas, outras vezes melancólicas. São os tempos da entrada, do autoconhecimento, da percepção do outro e da inevitável saída. Sequências que se cruzam com uma multiplicidade sugestiva de espaços como o RU, a moradia estudantil, o trajeto do centro, a passagem do arco, os ambientes de bailes e festas, as viagens de despedida e separação.

A memória afetiva que orienta o conjunto desse material nos faz ver a extensão do papel da universidade. Há uma zona de contato, um mundo invisível que nós que trabalhamos na rotina de sala de aula, nos setores administrativos ou nos outros serviços da instituição, nem sempre alcançamos. É o grande universo do estudante, que tem aqui não exatamente uma relação de trabalho, mas uma experiência profunda que se materializa na crescente descoberta que significa o contato com esse ambiente – rico em contradições, desafios e informações novas.

Eis o segredo que as crônicas alusivas aos 50 anos da UFSM revelam e que, se tivermos um pouco mais de atenção, poderemos sempre aprimorar: as aulas ensinam conteúdos fundamentais, mas a verdadeira ampliação de horizontes dependerá sempre da riqueza do entorno, da força viva do ambiente acadêmico.

* Pedro Brum Santos é natural de Santa Maria/RS. Professor, escritor e radialista. Graduado em Letras Português pela UNIFRA (Centro Universitário Franciscano), em 1985; Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNIFRA, em 1987; Mestre em Linguística e Letras pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em 1991; Doutor em Linguística e Letras pela PUC-RS, em 1996; e Pós-Doutor em Lingüística, Letras e Artes pela USP (Universidade de São Paulo), em 2008. É professor da UFSM desde 1995. Diretor eleito do CAL (Centro de Artes e Letras). Integra as comissões editoriais das revistas Miscelânea; Expressão; Letras; e Ipotesi. É autor, dentre tantos, dos volumes Teorias do Romance - Relações entre Ficção e História (1996), Literatura, História e Memória em Baú de Ossos (2002), Trem dos Onze (crônicas, 2004), Nada Haver (crônicas, 2006), Livro de Viagem (romance, 2008), Os Dez Mandamentos (romance, 2008), participações em várias obras coletivas e organizador de muitas outras, como Felippe D'Oliveira - Obra completa (1990) e Prado Veppo - Obra Completa (2002). Pedro mantém link ativo na Plataforma Lattes.

[ pedrobrum@uol.com.br ]

Capa desta edição Voltar à página anterior Voltar ao início da página Próxima página

 
     
 

UFSM 50 Anos

Revista digital do Conexão UFSM, programa da Rádio Universidade AM

Projeto associado às comemorações do cinquentenário da Universidade Federal de Santa Maria

Editores: Gilson Piber e Milton Oliveira

Contatos: formulário on-line ou conexaoufsm@yahoo.com.br

 

WebProduto Brasileiro