Santa Maria/RS | 14/10/2010
12
 

03

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Conexão UFSM - Revista Digital  
   
     
 

[ 01 ]

Início da revista

[ 02 ]

Papel de parede | S. Cruz

[ 03 ]

Editorial | G. Piber

[ 04 ]

Palavras e impressões | P. Santos

[ 05 ]

Ofício d’arte | M. Jacques

[ 06 ]

Reportagem | G. Piber

[ 07 ]

Antes que a história... | J. Pizarro

[ 08 ]

Meu olhar | A. Rubin

[ 09 ]

Acontece

[ 10 ]

Registro histórico | M. Oliveira

[ 15 ]

Linha do tempo | R. Universidade

[ 16 ]

Do impresso... | Revista do CAL

[ 17 ]

Registros sonoros

[ 23 ]

Do arquivo... | UFSM vista de cima

[ 24 ]

Considerações

[ 25 ]

Expediente

 

Registro Histórico, por Milton Oliveira

História | por Milton Oliveira e Roberto Montagner

A implantação do Campus da UFSM

[ Registro Histórico levado ao ar no Conexão UFSM em 27/09/2010 ]

Com a criação da Universidade Federal de Santa Maria, em 1960, iniciou-se a preparação do seu espaço físico. Anteriormente, algumas instalações já estavam em execução, através da Associação Santamariense Pró-ensino Superior, presidida pelo professor José Mariano da Rocha Filho.

Em 1962, o professor Mariano,

Clique para ampliar

Obras do Centro de Tecnologia
© 1961 - Depto. de Arquivo Geral/UFSM

Clique para ampliar a imagem


na publicação “A Nova Universidade”, traçou o plano de desenvolvimento da UFSM, contendo inclusive a evolução física do campus. Para tanto, valeu-se de uma equipe de técnicos do centro do país. A proposta de uma cidade universitária que abrangesse e integrasse todas as áreas de conhecimento em um único espaço constituiu-se em uma bandeira forte para a implantação da Universidade Federal de Santa Maria.

O Plano Diretor do campus demarcou uma zona urbana, contendo o setor básico, os setores profissionais, a área médica, cultural, a de educação física e de administração. Todos circundando os prédios da biblioteca, do restaurante universitário e dos alojamentos. No plano Diretor, foram definidas as ruas e avenidas, sistema de esgoto, distribuição de energia, água potável e áreas de lazer.

No ano de 1964, parte da faculdade Politécnica já

Clique para ampliar

Plano diretor definitivo
© 1961 - Depto. de Arquivo Geral/UFSM

Clique para ampliar a imagem


estava em utilização. Iniciava-se a estrutura do Hospital Universitário, do primeiro prédio do setor básico, do prédio do futuro Centro de Ciências Rurais, do setor residencial, do Centro de Educação Física, do Hospital Veterinário, do Colégio Agrícola, entre outros.

Na década de 1970, o volume de obras era enorme na implantação do campus da UFSM. O Ministério da Educação montou programas para investimentos em campus. Santa Maria foi contemplada, através de convênio com o MEC, com recursos para obras no Hospital Universitário e em outros prédios. Também foram organizados convênios para investimentos nos Colégios Agrícolas de Santa Maria e de Frederico Westphalen.

Em 1972, os cinco prédios do setor básico do campus começaram a ser ocupados. Em 1982, o Hospital Universitário Centro foi transferido para o campus. A Administração Central foi instalada em um único prédio, também no campus, liberando as áreas que ocupava em vários prédios de ensino na rua Floriano Peixoto. Os cursos e atividades que já funcionavam na cidade universitária ganharam espaços apropriados e maiores. As diversas áreas do campus foram urbanizadas, envolvendo rede elétrica de alta e baixa tensão, iluminação pública, telefonia, esgoto, pavimentação e ajardinamento.

Ouvir agora:

Download:

baixar mp3 para seu computador

© Arquivo Rádio Universidade/UFSM

Leia também: A área da Cidade Universitária; Transporte para o Campus; Os reitores da Universidade Federal de Santa Maria

Capa desta edição Voltar à página anterior Voltar ao início da página Próxima página

 
     
 

UFSM 50 Anos

Revista digital do Conexão UFSM, programa da Rádio Universidade AM

Projeto associado às comemorações do cinquentenário da Universidade Federal de Santa Maria

Editores: Gilson Piber e Milton Oliveira

Contatos: formulário on-line ou conexaoufsm@yahoo.com.br

 

WebProduto Brasileiro