AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TICs) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: BLOGS PEDAGÓGICOS PARA ESTÍMULO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Anderson Vagner Kobs, Mauro Kumpfer Werlang, Daniel Junges Menezes

Resumo


RESUMO
A capacidade de evolução do ser humano quanto aos aparatos tecnológicos está acontecendo, nas últimas décadas, num ritmo cada vez mais acelerado. Espera-se que cada novo avanço, seja também acompanhado de algum novo benefício para a população e para a qualidade de nossas vidas. Nesse sentido, ao se utilizar de um destes recursos tecnológicos, o presente trabalho busca dar ênfase a questão ambiental a partir do uso de blogs. Optou-se por esta ferramenta devido à possibilidade de alcançar não apenas aos alunos numa determinada escola, mas também qualquer pessoa que tenha acesso a rede mundial World Wide Web. Considera-se também que esse meio permite uma rede de informações e, com ela a perspectiva de difusão de questões ambientais, tanto as mais distantes como aquelas bem próximas da realidade local dos indivíduos. Além dessa perspectiva é necessário que o professor esteja sempre atualizado com as novas tecnologias e as empregando, sempre que possível em atividades didáticas. Por se tratar de uma atividade diferente daquela tradicional, o uso de blogs pode proporcionar aos estudantes um maior interesse e dinamismo, trazendo por conseqüência uma maior assimilação da temática em questão. Deste modo buscou-se fomentar novidades tecnológicas, mas também contribuir para a reflexão do cotidiano e de problemas ambientais próximos ao entorno da escola e, ainda, que cada leitor do blog visualize o que acontece próximo do seu local de trabalho e/ou residência. Por se tratar de uma atividade desenvolvida numa escola e pretender envolver a comunidade escolar, objetiva-se que quanto mais visitantes acessarem o blog, melhor para o objetivo da atividade. Depois de finalizada a atividade e analisados os resultados, pode-se considerar como expressiva contribuição da atividade no processo de agregação de conhecimento na temática abordada.

Palavras-chave: Blog – Educação Ambiental – Tecnologias de Informação

Texto completo:

PDF


ISSN Eletrônico: 2179-4588




© Centro de Ciências Naturais e Exatas


acessos desde 21/04/2009



Logotipo do IBICT