MAPA CONCEITUAL DA FÍSICA DOS FLUIDOS

Joecir Palandi, Dartanhan Baldez Figueiredo, Thiago Flores Magoga, Vinícius Medeiros da Rosa

Resumo


Em 2011, professores do Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria executaram um projeto no âmbito do Programa Ciência Viva - Integração Ciências & Sociedade (PROEXT 2010, Edital n° 05). O projeto foi desenvolvido com os objetivos de (i) promover a melhoria do ensino da Física dos Fluidos no ensino médio mediante o aperfeiçoamento de professores em serviço e de (ii) construir um mapa conceitual dos conteúdos que, na escola de nível médio e no ensino superior, são agrupados sob o título Física dos Fluidos. Como mapas conceituais podem ser utilizados em sala de aula como recurso didático, alguns mapas conceituais relacionados à Física dos Fluidos encontrados na Internet foram analisados quanto ao rigor conceitual das proposições que poderiam ser inferidas, às hierarquias na disposição dos conceitos que poderiam expressar reconciliação integrativa e/ou diferenciação progressiva, à clareza e simplicidade na estruturação espacial e à inclusividade, manifestada pela presença dos conceitos essenciais e de conceitos complementares ligados ao conceito inclusor de maior generalização e pela ausência de conceitos secundários ou pouco importantes. Dessa análise concluiu-se que esses mapas não atendem ou atendem muito pouco tais requisitos. Então, apresenta-se um mapa construído para atender esses requisitos e que poder ser útil como recurso didático. De acordo com as definições da Câmara de Extensão da UFSM para 2011, as atividades do projeto podem ser enquadradas na área temática Educação, linha Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem, como proposta didática, e linha Desenvolvimento de Produtos, pelo resultado na forma de um mapa conceitual.

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ISSN Eletrônico: 2179-4588




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