MOACYR SCLIAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Fernanda Taisi Trentin Kutti, Demétrio Alves Paz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica com o uso de textos literários de Moacyr Scliar para o Ensino Fundamental. Partimos da perspectiva de que a leitura de bons textos, com valor estético, contribui para o estabelecimento de relações entre o sujeito e o mundo. Igualmente, concebemos a linguagem e a leitura como processos de constituição do sujeito. Dessa forma, a literatura desempenha um papel importante na reflexão de como os sujeitos agem com o mundo circundante. A partir disso, a leitura de textos literários em sala de aula auxiliará tanto professores quanto alunos a explorarem a riqueza de nossa língua, assim como as diferentes visões de mundo que há nos textos. Além disso, a riqueza lexical, a criatividade no uso da língua e a visão social apresentados nos contos auxiliam para o debate acerca do ser humano e do uso da linguagem como instrumento de comunicação e ligação entre os sujeitos.

Texto completo:

PDF


ISSN Eletrônico: 2179-4588




© Centro de Ciências Naturais e Exatas


acessos desde 21/04/2009



Logotipo do IBICT