Tendências da Infografia

Publicado por em 01/07/2014 em Capa, Publicações digitais

O termo que deu origem a palavra infografia é anglo-saxônico e é chamado infographics. Resultado da contração da expressão Information Graphics, que significa a representação gráfica da informação. Mesmo que alguns autores não tenham um consenso do seu inicio, foi a partir do desenvolvimento da imprensa escrita e o aparecimento dos gráficos que começaram a ser produzidos os primeiros livros com informações em gráficos e diagramas. A partir dai as infografias foram, cada vez mais, se transformando e atualizando de acordo com a época e tecnologias.

Leia mais

Do impresso aos bytes: a evolução das revistas para o mundo digital

Publicado por em 01/07/2014 em Capa

Na imprensa, a revista existe desde o século XVII. Seu berço foi a Alemanha, país de origem do criador de tipos móveis Johannes Gutemberg. A primeira revista mundialmente conhecida é a Erbauliche Monaths-Unterredungen, de 1663, século XVII. Apesar de conter características de um livro, a concepção foi considerada uma revista por conta dos artigos publicados sobre teologia, além de ter um público específico e periodicidade regular. No Brasil, as primeiras revistas chegaram em meados do século XIX, junto com a corte portuguesa, enquanto a primeira produção brasileira foi lançada somente em 1812.

Leia mais

O futuro pelo viés da HQ

Publicado por em 27/06/2014 em Produtos editoriais, Recomendamos

Torres de metal circuladas por carros sem rodas que se movem como pássaros no ar. A cidade retratada na capa da 14ª Quadrante X parece um endereço onde os Jetsons morariam tranquilamente. Mas será assim o futuro? A frase na capa convida: “encare o futuro”. Os responsáveis pelo lançamento da revista fazem parte do Quadrinhos S.A. – Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria/RS. O coletivo foi criado em 2002, e, desde então, tem promovido atividades relacionadas aos quadrinhos como oficinas, ciclos de cinema e  exposições.

Leia mais

A rede social para os amantes de música

Publicado por em 27/06/2014 em Recomendamos

O site Last.FM é uma rede social para os amantes de música que tem como função principal a construção do seu perfil de acordo com o que você ouve, além da rádio online. Através de um plug-in, próprio do site que deve ser instalado no music player do seu computador ou celular, são reunidos em tabelas as faixas, artistas e álbuns que você mais ouve, divididas também em determinados períodos de tempos.

Leia mais

Escutando livros

Publicado por em 27/06/2014 em Capa, Mercado

Escutar livros não se resume apenas ao ato físico de ouvir. Para uma boa parte da sociedade, esse é o único meio possível de ter um contato com as narrativas que chamamos de livros. O audiolivro é uma narração gravada em áudio, podendo ser ou não profissional, que normalmente tem suas origens em livros já publicados. O princípio básico dos audiolivros, segundo os pesquisadores Bortolin e Almeida, consiste na interação entre o livro e seu ouvinte (leitor-ouvinte), sendo ela mediada pelo leitor-narrador, indivíduo que narra o texto para seu ouvinte.

Leia mais

Da web informativa à web da colaboração

Publicado por em 27/06/2014 em Capa, Cultura participativa

Os conceitos que temos a respeito da comunicação e da tecnologia interativa atualmente são profundamente influenciados pela internet, que nos traz liberdade de interação garantida por blogues, fóruns, portais e redes sociais. No entanto, nem sempre essa foi a natureza da rede mundial de computadores.

Leia mais

Analisando adaptações: O Tempo e o Vento

Publicado por em 27/06/2014 em Colunas

O Tempo e o Vento, obra escrita por Erico Verissimo entre 1947 e 1962, é considerada um dos clássicos da literatura rio-grandense. A obra, composta por 7 livros, acompanha a trajetória de uma família desde o início da ocupação das terras que futuramente seriam do Estado, até após o período do Estado Novo. Mas e o filme, condiz com a grandeza da obra literária?

Leia mais