Analisando adaptações: O Tempo e o Vento
O Tempo e o Vento, obra escrita por Erico Verissimo entre 1947 e 1962, é considerada um dos clássicos da literatura rio-grandense. A obra, composta por 7 livros, acompanha a trajetória de uma família desde o início da ocupação das terras que futuramente seriam do Estado, até após o período do Estado Novo. Mas e o filme, condiz com a grandeza da obra literária?
Leia maisAnalisando adaptações: As Vantagens de Ser Invisível
Por Denys Schmitt
Lançado na década de 90, As Vantagens de Ser Invisível pulou das páginas para a tela através das mãos de Stephen Chbosky, ninguém menos que o próprio autor do livro. Existe coisa mais maravilhosa do que um filme ser roteirizado e dirigido pelo autor do material original? Chbosky só faria uma adaptação ruim se desejasse, e, certamente, ele não desejou.
Leia maisAnalisando adaptações: Eu Sou o Número Quatro
Por Denys Schmitt
Sob o pseudônimo de Pittacus Lore, dois autores escreveram Eu Sou o Número Quatro, primeiro livro da série Os Legados de Lorien, cujos direitos de adaptação foram comprados rapidamente e entregues às mãos dos respeitáveis Steven Spielberg e Michael Bay. Incrível, não? Talvez, se o roteirista não tivesse sido tão incompetente.
Leia mais