Curso de Produção Editorial obtêm conceito 4 pelo MEC

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail

Nos dias 30 de outubro e 1 de setembro, o curso de Comunicação Social – Produção Editorial recebeu a visita dos avaliadores responsáveis pelo reconhecimento de Curso, enviados pela Comissão de Avaliação do INEP (MEC).

Alunos de Comunicação Social - Produção Editorial em atividade. Blog O QI.

Alunos de Comunicação Social – Produção Editorial em atividade. Blog O QI

Os avaliadores visitaram aulas, laboratórios, biblioteca, editora experimental pE.com, Gabinete de Leitura Adelmo Genro Filho e outras estruturas da Universidade.

A coordenadora do curso, Cláudia Bomfá fala da importância da avaliação:

A avaliação do MEC representa para o curso a oportunidade de obter um parecer de pares vindos de outras instituições, a respeito das dimensões do curso, as quais: organização didático-pedagógica, corpo docente, infra-estrutura e questões legais.  O parecer emitido pela comissão de avaliação do MEC permite que se faça uma reflexão, consideravelmente importante, a respeito dos pontos positivos e pontos a serem melhorados. Portanto, a avaliação é, sem dúvida, muito relevante para o constante aprimoramento das ações estratégicas estabelecidas a curto e longo prazo, pela coordenação do curso e corpo docente.

A nota:

A nota 4, traduzida pelo conceito “muito bom”, representa o resultado de um trabalho realizado com dedicação, empenho e profissionalismo, ao longo dos últimos 3 anos, representado pela coordenação de curso e corpo docente. Tratando-se de um curso novo, com planejamento futuro promissor e ingresso recente da equipe de professores, considera-se excelente o resultado desta avaliação.

Quanto aos próximos passos, Cláudia fala:

Os resultados obtidos permitirão traçar novos rumos para o curso de Produção Editorial, dentre os quais a implementação do novo projeto político pedagógico e, consequentemente, do novo currículo. As ações implementadas serão monitoradas constantemente, mediante a participação de docentes e discentes nas avaliações de satisfação. Ressalta-se que o ingresso dos novos docentes, concursados na área de PE, permitirá que sejam colocadas em prática muitas das ações propostas no novo PPC. O próximo passo, portanto, é conquistar com mérito a nota 5, na próxima avaliação.

A estudante do quinto semestre, Inari Jardani Fraton dá seu depoimento e declara que é importante para o curso ser reconhecido em todo o país, e que acredita que a viabilidade e valorização do curso será maior daqui em diante. A acadêmica considera a nota boa, e crê que a coordenação e alunos devem buscar melhorias sempre e continuar investindo em infraestrutura, professores, diferenciação e aproximação com o mercado de trabalho.

Texto: Lóren Carvalho

Foto: Blog O QI