Leitura combina com o cotidiano

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail

Como de costume, anualmente a FACOS-UFSM integra a programação da Feira do Livro de Santa Maria com atividades culturais entre o público, alunos e professores, a fim de gerar conhecimento cultural dentro do objetivo principal do evento: promover a cultura literária na cidade.

Uma das ações que integraram a programação foi a “Leitura combina com o cotidiano”, realizada por acadêmicos da Produção Editorial e  Publicidade e Propaganda. Em um ônibus da linha Universidade-Faixa Nova, foram deixados exemplares de livros em todos os bancos do veículo para que os passageiros lessem ao longo da viagem.

Foto: Maura da Costa

Segundo Lóren Carvalho, acadêmica do 5º semestre de Produção Editorial, que colaborou na produção e execução do projeto, o objetivo da ação era tornar um momento da ida para o trabalho/faculdade mais produtivo, de modo a usar os minutos para enriquecer a mente dos usuários do transporte público, abrir e ampliar os horizontes e perspectivas.

Alunos da Produção Editorial se voluntariaram para participar como atores da ação, incentivando os não-atores a interagir com os livros disponibilizados. “Elaboramos marcadores de páginas que foram colocados em todos os livros que foram doados aos usuários, e ajudamos na montagem dos suportes”, disse Lóren.

O feedback foi satisfatório: “Eles adoraram, todos saíram bem surpresos com seus livros. Um moço questionou se era possível levar o livro mesmo, pois ele não era daqui e no estado onde morava não aconteciam coisas assim. Depois que foi explicado, ele adorou a ideia e parabenizou a equipe. Pessoas de varias idades participaram, e o mais legal foram os mais velhos, que não ficaram acanhados e leram seus livros do começo ao fim da viagem”, avaliou a acadêmica.

Assista ao vídeo gravado e editado por Felippe Richardt e Gabriel G. de Leon, que mostra a produção e realização da ação:

Feira do Livro de Santa Maria

A 41ª edição da Feira do Livro de Santa Maria aconteceu de 26 de abril a 11 de maio. O  evento anual acontece na praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, e reúne diversas atividades culturais, como sessões de autógrafos e bate-papo com autores convidados, peças de teatro, shows musicais, oficinas, debates e exposições .

O evento encerrou suas atividades com um número recorde de 67.090 exemplares vendidos, segundo dados divulgados pelo site da Feira do Livro de Santa Maria. O número supera a estatística da edição do ano passado, quando foram vendidos 65.120 exemplares.

Texto: Pedro Ivo Vieira – pedroivovieira@hotmail.com

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail