Tendências da Infografia

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail

O termo que deu origem a palavra infografia é anglo-saxônico e é chamado infographics. Resultado da contração da expressão Information Graphics, que significa a representação gráfica da informação. Mesmo que alguns autores não tenham um consenso do seu inicio, foi a partir do desenvolvimento da imprensa escrita e o aparecimento dos gráficos que começaram a ser produzidos os primeiros livros com informações em gráficos e diagramas. A partir dai as infografias foram, cada vez mais, se transformando e atualizando de acordo com a época e tecnologias.

Abaixo você encontrará algumas ferramentas que podem auxiliar na criação de um infográfico.

Visual.ly

interface da página inicial do site

Para ter acesso aos seus métodos, inicialmente você terá que realizar um rápido cadastro. A partir dai você vai poder ter acesso a inúmeros infográficos e a modelos prontos para você praticar. O site disponibiliza modelos de infográficos, você pode completa-los com dados das suas redes sociais como Twitter e facebook.    Para isso, depois de feito o cadastro, basta clicar aqui. Acessando sua conta na rede social, o site vai gerar, a partir de um template já adaptado, dados para formular o infográfico de acordo com o que está integrado em sua conta.

A ferramenta é um pouco restrita por você não ter a liberdade de realizar a infografia da maneira que deseja, ela não permite autonomia de personalização, mas é muito interessante por integrar contas de redes sociais e gerar infográficos divertidos a partir disso.

Para quem tem pouco tempo e quer descobrir alguns dados na rede, o Visual.ly é interessante. Mas também pode contribuir para aqueles que estão em busca de novas ideias, para projetos pessoais, pois a rede de ideias desse site é infinita. São vários os projetos disponibilizados para visualização.    Existem também ferramentas mais complexas, mas para isso, você terá que desembolsar algum dinheiro.

Easel ly

easel

Esta ferramenta on-line fornece uma gama de possibilidades para combinar recursos de arrastar e soltar, edição de texto e inserção rápida de ícones para melhorar seus gráficos e facilitar a narração. Ele também oferece várias ferramentas para criações livres: escolha de cores de fundo, inserção de objetos visuais de diferentes categorias (pessoas, mapas, animais, etc.), formas (setas, círculos) e vários efeitos de estilo. Para usar esta ferramenta é necessário fazer um registro no site. Você só precisa cadastrar seu e-mail, escolher uma senha e pronto! É só começar a criar infográficos à vontade. Se for necessária uma explicação de onde adicionar textos ou objetos, é só clicar em ‘start fresh’ e seguir os passos. Para mais informações acesse o tutorial.

Wordle

wordle

Este site permite gerar um gráfico de computador original baseado em texto, tipo “tag cloud”.
Neste site não é necessário um cadastro, basta clicar em ‘create’ e escrever o que você quiser ou colar o link de um blog. A única coisa que o site pede é que o Java esteja atualizado. É uma ferramenta muito simples. É possível editar as cores e a ordem das palavras apenas clicando na barra de ferramentas que fica em cima do que você está criando. Depois de pronto é possível publicar ou imprimir.
Para mais informações acesse o tutorial.

Many Eyes

many_eyes

É um site público que possui um sistema de manipulação de dados (permite aos usuários coletar dados, visualizá-la, e discutir as suas visualizações) para descobrir padrões de análise de dados. É uma plataforma experimental para testar as novas hipóteses sobre a capacidade de visualizações para estimular a comunicação e interação social, e como a atividade pode gerar novos insights sobre os dados.

Para melhor entender esse site, fizemos um pequeno tutorial. Para ter acesso, clique aqui.

Texto: Marina Machiavelli, Raphaela Pontelli, Julia Rebellato e Pedro Ivo.

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail
468 ad