Educação midiática: o Universo da Leitura na JAI

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail

A terceira semana do mês de outubro de 2014 foi bastante agitada pela UFSM. O principal destaque foi a 29ª Jornada Acadêmica Integrada, a JAI, que aconteceu entre os dias 20 e 24 no Centro de Eventos. Os acadêmicos que participaram da JAI tiveram seus trabalhos expostos em forma de banner e também de apresentações orais, promovendo a divulgação de projetos junto com trocas de experiência.

Pedro Barcellos, graduando do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, apresentou o trabalho intitulado “Fomentando a presença do curso Produção Editorial na televisão universitária: programa de TV Universo da Leitura”. O programa é exibido regularmente pela TV Campus desde setembro de 2013, com periodicidade mensal, sendo inicialmente produzido por alunos da disciplina de Projeto Experimental, ministrada pela professora Sandra Rúbia da Silva. O programa visa mostrar a cadeia produtiva do livro, destacando a relação da ideia inicial do autor com a característica adquirida pelo público leitor.

O trabalho foi pensado para transmitir a questão da importância do meio televisivo não apenas como um meio popular de entretenimento, mas também para ter foco no meio educativo literário, pouco explorado pela mídia. No decorrer do trabalho, o autor ressalta que “o mais importante indicador de avaliação é a manutenção da periodicidade mensal na produção de novos programas. Além disso, outro indicador importante é o retorno que já estamos recebendo de telespectadores santa-marienses que nos parabenizam pela iniciativa do programa”. Os autores do projeto ressaltam, ainda, a importância da diversidade televisiva além do que a mídia tradicional transmite.

1450902_693913213952585_1215581400_n

Foto: arquivo pessoal

 

Acompanhe mais informações sobre o Universo da Leitura pela página no Facebook. Os programas estão disponíveis pelo canal do Estúdio 21 no Youtube .

Texto: Bianca Garcia e Julia Brum Sacchett

E-mails: bigarcia07@hotmail.com e jubybs@hotmail.com

 

 

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail
468 ad