Game of Thrones, transmídia e cultura participativa na JAI

CompartilheFacebookTwitterGoogle+tumblrPinterestEmail

No dia 21 de outubro de 2014, Jamille M. Coletto e Sara T. Gonzalez, acadêmicas do quarto semestre do curso de Comunicação Social – Produção Editorial pela UFSM, apresentaram na 29° semana da Jornada Acadêmica Integrada o seu trabalho intitulado Transmídia e Cultura Participativa em Game Of Thrones.

Segundo Jamille, o objetivo do trabalho é analisar a transmídia e a cultura participativa em alguma narrativa. A dupla escolheu “As Crônicas de Gelo e Fogo” do autor George R. R. Martin, publicada em 1996 nos EUA pela editora BantamSpectra, e no Brasil em 2009 pela editora Leya.

Com base no trabalho de outros pesquisadores como Jenkins (2009), Scolari (2013), Araújo e Rosas (2012), Jamille conceitua a Transmídia e a Cultura Participativa:

“Transmídia é a expansão do artigo original para outros meios ou suportes. A primeira narrativa transmídia é o seriado de 2011, e a segunda que escolhemos foi o jogo de vídeo game pra PS3 e Xbox, para o qual foi criado um personagem especialmente para o jogo. Está é uma característica da narrativa transmídia, que traz alguma novidade e não apenas adapta para outro meio.

A cultura participativa acontece quando o fã participa, tornando-se um criador de conteúdo, não dependendo apenas da indústria. Trouxemos, então, um site criado por cinco fãs, que fazem podcasts dos episódios e constroem teorias de conspiração sobre a série, etc. Trouxemos, também, as moedas das casas, para mostrar o quão importante é esta imersão do fã para a narrativa transmídia, onde contribuímos na cultura participativa.”

Texto: Amanda Cruzamanda.silvacruz56@gmail.com

Mariana Rezer – mrs.rezer@hotmail.com