Widbook: a rede social dos livros
Uma rede social para amantes de livros com mais de 200 mil membros em 100 países e 50 idiomas diferentes. Esse é o Widbook plataforma digital para IOS, Android e Web onde além de procurar novas obras, você pode divulgar a sua e interagir com os outros usuários. Tudo isso de forma gratuita.
O widbook foi criado por brasileiros professores da UNICAMP, em entrevista dada ao Portal Terra segundo Flávio Aguiar Professor Universitário, co- autor e diretor executivo da plataforma surgiu da necessidade de opinião das pessoas para os textos publicados. – Eu escrevia mas precisava de opinião para saber se meus artigos eram bons e no que podia melhorar.
Também segundo Flávio somente no último semestre a plataforma cresceu de 30 mil para 200 mil membros, dado o tamanho do sucesso foi aberto um escritório em San Francisco, EUA onde existe a maior parte dos usuários 30% americanos.
Atualmente são mais de 3 mil títulos publicados e outros 13 mil em desenvolvimento o serviço dá a possibilidade de liberar a visualização da obra aos poucos enquanto elas são liberadas.
Para falar sobre o Widbook foi entrevistada Fernanda Cantini, blogueira de 21 anos que usa o widbook a 6 meses.
RL: Como você conheceu o widbook?
FC: Conheci pelas redes sociais. Sempre quis ver meus livros publicados mas nunca tinha tido a oportunidade, sentia a necessidade disso. Fui pesquisar até que encontrei o widbook.
RL: Por que você começou a usar o widbook?
FC: Comecei a usar o widbook para encontrar novas leituras, não demorou muito já estava totalmente envolvida, é tão empolgante quanto qualquer outra rede social. Fiz amizades, contatos profissionais. Pessoas muito importantes que ajudarão a expandir meu horizonte como blogueira e editora de livros.
RL: O que mais lhe chama a atenção no widbook?
FC: É justamente essa possibilidade de interagir com outras pessoas, não é apenas um processo mecânico em que existe uma estante de livros e você os escolhe. É muito mais. Você pode dar opiniões e se tornar até co- autor da obra de alguém, dependendo do vínculo que tiver.
RL: Você tem algo publicado no widbook?
FC: Sim. Tenho um livro de contos infantis chamado Meu coração coraçãozinho e algumas poesias.
RL: O fato de você fazer parte do Widbook aumentou o número de visitantes em seu blog?
FC: Com certeza! Acho que por ficar mais exposta os outros usuários acabam se interessando pela obra do autor e vão à procura de algo mais que ele tenha escrito.
Texto: Leonardo Cantini