Trabalhos

Acesse os Anais do Seminário:

Anais do II Seminário Internacional de Bioética e Saúde Pública

Orientações: clique no arquivo com o botão direito do mouse e selecione "baixar".

 

Destaque para os trabalhos premiados do Seminário:

 

ÉTICA EM PESQUISAS: POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E SUAS IMPLICAÇÕES de autoria de Andressa Sauzem Mayer, Ana Cristina Garcia Dias, Katia Simone da Silva Silveira e Samara Silva dos Santos

 

CONFLITO DE INTERESSES EM SAÚDE: O DEBATE SOBRE OS IMPASSES ÉTICOS ESTABELECIDOS ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A SOCIEDADE de autoria de Márcia de Cássia Cassimiro

 

COMO DEFINIR O ‘BEM DO PACIENTE’? UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE BEM-ESTAR A PARTIR DO INTERESSE SUBJETIVO OBJETIVADO E DO CUIDADO RACIONAL de autoria de Daiane Martins Rocha

 

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO E O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA DO PACIENTE de autoria de Julie Mirapalheta dos Santos, Edison Luiz Devos Barlem, Nerizane Cerutti Fornari,   Amanda Guimarães Ferreira, Adriana Bessler Konig Anderson, Bruna Ruoso da Silva 

 

 

TRABALHOS SELECIONADOS E DIAS DE APRESENTAÇÃO 

Segue abaixo a lista dos trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, com dias e horários correspondentes.

Clique no link para acessar o arquivo correspondente.

 

PÔSTERES (RESUMOS)

 

Orientação: O número do painel na tabela corresponde ao local onde deve ser fixado o pôster.

 

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 5 de Junho, às 15:30.

 

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 5 de Junho, às 17:30.

 

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 6 de Junho, às 15:30.

 

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 6 de Junho, às 17:30.

 

APRESENTAÇÕES ORAIS (TRABALHOS COMPLETOS)

Trabalhos a serem apresentados na modalidade oral em 05/06 e 06/06 as 17:30hs. 

 

 EIXOS TEMÁTICOS

  • Desafios atuais em saúde;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Tecnologias em saúde;
  • Pesquisa em saúde;
  • Educação em saúde;
  • Direito e Bioética;
  • Trabalho interdisciplinar;
  • Informações sobre doença e saúde;
  • Psicologia da saúde;
  • Pacientes Terminais (cuidados paliativos, eutanásia, distanásia,...);
  • Aborto;
  • Judicialização da saúde;
  • Reprodução assistida;
  • Outros.

 

 QUANTO ÀS AUTORIAS

  • Cada participante poderá inscrever até três trabalhos como autor principal;
  • Não existe limitação para o número de trabalhos em co-autoria;
  • Cada trabalho deve conter no máximo seis autores, sendo um apresentador.

 

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

  • Os trabalhos somente serão aceitos em Português e Espanhol;
  • Os trabalhos devem ser enviados no link específico disponibilizado no final desta página;
  • Os trabalhos enviados como resumos serão apresentados em forma de pôster e os trabalhos completos serão apresentados em forma de apresentação oral;
  • A data para envio de trabalhos será do dia 01 de outubro de 2013 até 30 de abril de 2014;
  • Para submeter trabalhos todos os autores já devem ter a inscrição confirmada;
  • Não será aceita a inclusão ou exclusão de autor após a submissão;
  • Serão aceitos relatos de experiência, relatos de pesquisa e revisões de literatura;
  • Para a apresentação de pesquisas que envolvam seres humanos, é necessário constar no trabalho o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;
  • O parecer dos trabalhos será comunicado através do e-mail registrado na ficha de inscrição do autor principal. Portanto, fique atento ao preencher seu e-mail na ficha de inscrição!
  • A lista completa de trabalhos aprovados e local de apresentação será disponibilizada no site www.ufsm.br/seminariobioetica a partir do dia 26 de maio de 2014;
  • Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado;
  • Não serão emitidos novos certificados no caso de nomes dos autores enviados com erros ortográficos ou incompletos;
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais, em versão online.

 

 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO

O Resumo deve conter até 500 palavras constando: introdução, objetivo(s), método, resultados e discussão e considerações finais. Redigido em um único parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm; alinhamento justificado; título em negrito com alinhamento centralizado e caixa alta. O nome do(s) autor(es), seguido da instituição, abaixo do título com alinhamento à direita. Não deve apresentar tabelas, figuras ou referências. As palavras-chave deverão ser de 3 a 5 e estar de acordo com os Descritores de Saúde. O formato da página deve ser papel A4 com margens 2,5 cm e o documento deve estar em formato ".doc" (word 2003)

MODELO DE RESUMO

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO

  • Os trabalhos completos deverão conter de 5 a 8 páginas. Estes devem apresentar: resumo com até 150 palavras; 3 a 5 descritores de saúde; introdução, objetivo(s), método, relato e discussão dos resultados ou experiência, considerações finais e referências.
  • Caso haja abreviaturas e siglas, a explicação deve ser apresentada na primeira vez que forem descritas.
  • Normas de formatação:
  • Papel tamanho A4;
  • Formato ".doc" (word 2003);
  • Margem superior, inferior, direita e esquerda: 2,5 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm;
  • Alinhamento justificado;
  • Título em negrito com alinhamento centralizado e caixa alta;
  • Nome do(s) autor(es), seguido da instituição, abaixo do título com alinhamento à direita;
  • Resumo com espaçamento simples e sem recuo;
  • Citações e referências conforme as normas da ABNT.

MODELO DE TRABALHO COMPLETO

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

 

PÔSTER

A dimensão para confecção de pôster é de 120 cm de altura por 90 cm de largura no formato retrato (vertical), com alça de fixação. A fixação e retirada dos mesmos são de responsabilidade dos autores. Durante a exposição do pôster haverá um horário definido para avaliação. O apresentador deverá ficar à disposição, no horário definido, para o avaliador realizar questionamentos, caso necessário. 

 

 COMUNICAÇÕES ORAIS

O apresentador terá o tempo de 10 minutos para falar, de forma que terá mais 5 minutos para perguntas e debates, sendo o total de 15 minutos por trabalho; as apresentações serão agrupadas por temática e haverá um coordenador para cada sessão oral.

 

Envie seu trabalho!