O evento é destinado ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais da Educação Básica e Superior, bem como demais interessados na temática que busca tencionar as práticas políticas do agendamento de metas e estratégias que impactam global e localmente os planos, a organização, a estruturação e a funcionalidade da educação no nosso tempo. Com o tema geral “Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação”, o evento realizar-se-á de 06 a 08 de junho de 2018, no Campus da UFSM em Santa Maria.

O VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria se constitui ação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetiva fomentar a formação continuada dos profissionais da educação por meio da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão educacional e dos contextos educativos, no que diz respeito a análise político-pedagógica dos sistemas educacionais nacionais a partir das influências e [re]articulações dos mecanismos e políticas públicas macro e micro educacionais.

Assim sendo, com a realização do evento, espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos de sinergia para a [re]construção de conhecimentos subjacentes a temática central, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para compreender e avaliar entre profissionais da educação as agendas internacionais que, através de metas e estratégias, vem governando as políticas públicas de educação pelo mundo.

 

Objetivo Geral

  • Promover espaços de discussões acerca das agendas políticas internacionais de educação, buscando entender o papel delas como práticas de governamento em educação na contemporaneidade.

Objetivos Específicos

  • Compreender as práticas de agendamento em educação e o papel dos organismos internacionais na composição de uma racionalidade política em educação.
  • Problematizar a funcionalidade das agendas internacionais de educação e suas relações e decorrências das políticas públicas nacionais, nos processos de gestão macro e micro e na produção e consecução de programas/ações educacionais voltados aos indicadores, índices e avaliação da educação na contemporaneidade.
  • Aprofundar laços e encontrar dinâmicas de reflexão sobre educação na contemporaneidade através de parceria e cooperação entre Universidades, Redes de pesquisa e Sistemas de Ensino, na perspectiva de intensificar estudos e ações relacionados à produção do conhecimento em Políticas Públicas e gestão educacional.