Sessões Plenárias

 

Planejamento e desempenho do setor elétrico durante a Copa do Mundo FIFA 2014

(Download)

Eng. Delfim Maduro Zaroni
Operador Nacional do Sistema - ONS

24/08 (domingo), 18h30-20h00

Resumo

A Copa do Mundo da FIFA ocorreu no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014 nas cidades de São Paulo – onde ocorreu a abertura – Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro – onde aconteceu o encerramento. O equacionamento do atendimento elétrico foi um dos desafios impostos não apenas ao governo, mas a todo o Setor Elétrico Brasileiro. A preparação para o evento teve início em agosto de 2010, quando o Ministério de Minas e Energia (MME), com base na deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), criou o Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo de 2014 (GT Copa 2014). No processo de preparação, realizou-se a identificação das instalações estratégicas, de acordo com o seu nível de impacto no sistema, e uma análise detalhada das condições de atendimento às regiões metropolitanas associadas aos locais de realização dos jogos. Assim, foi possível efetuar um diagnóstico das condições operativas de suprimento às respectivas áreas, bem como elencar um conjunto de ações a serem realizadas no sistema de transmissão, de forma a assegurar um suprimento de energia durante a realização do evento com padrões de segurança diferenciados. Na palestra, serão detalhadas estas ações, que asseguraram a normalidade da operação do Sistema Interligado Nacional e o suprimento de energia elétrica às cidades sede. Ao final, serão apresentados, também de forma detalhada, os resultados registrados na qualidade e na segurança do fornecimento de energia elétrica às cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. 

Biografia

Formado em Engenharia Elétrica em 1982, pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ. É pós-graduado pela Universidade Federal de Itajubá, MG, em 1984, com especialização em Sistemas de Potência. Em 2005, concluiu MBA em Administração, com foco no Setor Elétrico Brasileiro, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ. Trabalhou na ELETROBRÁS de 1985 a 1998. Desde 1998, trabalha no Operador Nacional do Sistema Elétrico, já tendo atuado em várias áreas vinculadas à Operação do Sistema Interligado Nacional e, em especial, no Centro Nacional de Operação do Sistema. Desde 2012, é Assessor da Diretoria de Operação do ONS. É autor de vários artigos técnicos em eventos nacionais e internacionais. Coordena tecnicamente o Encontro para Debates de Assuntos de Operação (EDAO) e também o Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (SENOP), tradicionais fóruns da Operação do Sistema Interligado Nacional, que acontecem a cada dois anos desde a década de 80.


 

Por que precisamos de Redes Elétricas mais Inteligentes?

(Download)

Prof. Dr. Djalma Mosqueira Falcão
COPPE/UFRJ, Pesquisador CNPq 1A

25/08 (segunda-feira), 17h00-18h30

Resumo

Nesta plenária serão tratados o cenário atual e futuro dos sistemas elétricos, bem como tecnologias de Redes Elétricas Inteligentes (medidores inteligentes e comunicações), aplicações na distribuição (self healing, redução de perdas, controle de tensão e microrredes) e aplicações na transmissão (PMUs e WAMPAC). Além disso, as iniciativas brasileiras e as pesquisas em desenvolvimento na COPPE/UFRJ serão apresentadas.

Biografia

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), doutorado em Engenharia Elétrica pela University of Manchester Institute of Science and Technology, Reino Unido (1981) e pós-doutorado pela University of California at Berkeley, USA (1993). Atualmente é professor titular da COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 2003 a 2004 atuou como Assessor do Presidente da Eletrobras. Em 2004 foi elevado ao grau de Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Potencia, Inteligência Computacional, Processamento Paralelo e Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid).


 

Redes elétricas especiais (e inteligentes): o caso das modernas aeronaves

(Download)

Prof. Dr. Jose Antenor Pomilio
UNICAMP, Pesquisador CNPq 1A

27/08 (quarta-feira), 08h30-10h00

Resumo

Dentro do conceito MEA (More Electric Aircrafts), tem ocorrido uma rápida ampliação do uso de dispositivos elétricos nos modernos aviões, em substituição a soluções mecânicas, pneumáticas e hidráulicas. Garantida a confiabilidade necessária à aplicação, o principal motivo desta tendência é a redução de massa da aeronave, o que resulta em uma redução do custo operacional ou aumento de autonomia. Atualmente o Boeing 787 tem instalado cerca de 1 MW de geração, com cargas que atingem cerca de 500 kW. Esse sistema elétrico, nas versões mais modernas, é muito diferente dos sistemas elétricos comerciais, principalmente pelo fato de a frequência variar de 360 a 800 Hz, com taxas de variação de até 500 Hz/s. Além disso, redes CA e redes CC, em diferentes níveis de tensão, convivem em uma aeronave. Em tal cenário, também existem restrições de qualidade da energia elétrica, assim como a necessidade de gerir o conjunto de fontes e de cargas. Pesquisas recentes, e ainda em andamento, na FEEC/UNICAMP, com colaboração da Embraer, têm buscado soluções eletrônicas de potência para alguns problemas de qualidade de energia elétrica, bem como para a gestão (inteligente) dos recursos energéticos disponíveis nas aeronaves.

Biografia

É engenheiro eletricista (1983), mestre (1986) e doutor (1991) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. De 1988 a 1991 foi chefe do Grupo de Eletrônica de Potência do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Realizou estágios de pós-doutoramento junto à Universidade de Pádua (1993-1994) e à Terceira Universidade de Roma (2003), ambas na Itália. Foi presidente da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência - SOBRAEP e membro de diversas diretorias desta entidade. Foi coordenador do Comitê de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas da Sociedade Brasileira de Automática, SBA (duas gestões) e membro eleito do Conselho Superior desta Sociedade por dois mandatos. Foi membro do comitê administrativo da IEEE Power Electronics Society por 4 anos. É editor associado da Transactions on Power Electroncs (IEEE) e de Advances in Power Electronics (Hindawi Publ. Co.). Foi editor de Eletrônica de Potência, publicação científica da SOBRAEP. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, onde trabalha deste 1984. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica de 2007 a 2011 e atualmente é diretor da FEEC.

Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia

Copyright 2012-2013 PPGEE-UFSM.
Powered by Joomla!