A Santa Maria Design House (SMDH) começou as suas atividades formalmente em julho de 2009 com o projeto piloto para o desenvolvimento, a fabricação e teste de um circuito integrado dedicado (ASIC - Chip de Aplicação Específica) para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Desde abril de 2008, vinha realizando tarefas de codificação, verificação e fluxo digital em parceria com o consórcio de empresas para projeto da TV Digital.
Contando com uma equipe de engenheiros digitais e analógicos, que reúne os melhores profissionais de desenvolvimento de chips, oriundos de empresas de semicondutores, mestres e doutores, a SMDH tem como objetivo a concepção de circuitos integrados desde a especificação, prototipagem até a fabricação (foundry terceirizada) do chip.
Integrante do grupo de DHs do programa CI-Brasil, a SMDH irá viabilizar junto às universidades, empresas públicas e privadas a política de iniciativa do governo federal que permeia o desenvolvimento da nanotecnologia e capacitação do Brasil no mercado de microeletrônica.