Logotipo do projeto. Palavra voces com a letra o usando um fone de ouvido

Repositorio de Variantes Geográficas del Español



Variação
Variantes
Equipe e Publicações






Página Principal

O Projeto: VOCES é um projeto iniciado na Universidade Federal de Santa Maria sob a coordenação do professor Marcus Fontana, da Área de Língua Espanhola, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, e co-orientado pela professora Vanessa Ribas Fialho. Hoje, conta também com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul, representada pela professora Angelise Fagundes, também da Área de Língua Espanhola. O objetivo central deste projeto é o de disponibilizar um repositório online totalmente acessível a pessoas com deficiência visual, reunindo gravações em formato de áudio com informantes do maior número possível de países de língua espanhola, a fim de que seja possível reconhecer as variações diatópicas próprias dessa língua.

Pretende-se criar, assim, um instrumento auxiliar ao estudo da língua espanhola, que ajudará a estudantes de cursos de espanhol a entender as variações diatópicas (geográficas) e aperfeiçoar sua pronúncia. Evidentemente, o desenvolvimento deste projeto beneficiará não somente a pessoas com deficiência visual, mas a todos os estudantes e estudiosos da língua espanhola interessados no tema da variação linguística.

A Página: Esta página foi totalmente elaborada a partir de modelos oferecidos gratuitamente pelo grupo de pesquisas de acessibilidade da Faculdade de Informática da PUC-RS. Nela, você encontrará acesso a um breve panorama dos estudos variacionistas, ao repositório de variantes, propriamente dito, e a uma página sobre a equipe envolvida no projeto e suas pesquisas neste campo.

Esperamos fazer desta página um recurso útil e, para isso, gostaríamos de poder contar com suas contribuições.

Professor Marcus Fontana - marcusfontana2011@gmail.com - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Desenho de página acessível adaptado dos modelos elaborados pela Faculdade de Informática da PUC-RS