Portal do Governo Brasileiro

Histórico


Revistar trajetórias, resgatar laços, conhecer histórias e celebrar os momentos passados na Universidade. Por isso existe o Concurso de Crônicas - A UFSM na minha história, promovido pelo Volver, o Programa UFSM de ex-alunos. Nada melhor do que reviver lembranças para fortalecer os laços existentes entre a Universidade e seus egressos. O Concurso de Crônicas surgiu com este intuito e baseia-se na premissa de que aqueles que passam pela UFSM levam muito mais do que conhecimento para sua atuação profissional, mas também vivências, humanidade e consciência de sua postura como cidadãos.

A 1ª edição do evento foi no ano de 2000. A partir de sua 2ª edição em 2003, passou a integrar as atividades do já instituído Programa Volver, estando presente na programação comemorativa do aniversário da UFSM. A 3ª edição ocorreu em 2005 e contou com novidades, como a inclusão da categoria Formandos na inscrição de Crônicas, que antes eram escritas somente por egressos.

Em sua 4ª edição, o Concurso de Crônicas visou a estimular formandos e ex-alunos a relembrarem fatos marcantes de suas vidas, relacionados à UFSM, traduzindo-os em forma de histórias. Dessa forma, em 2008 o evento instigou os participantes a vasculharem a "bagagem de suas memórias" e encontrarem lembranças e emoções de suas vivências na UFSM. Com a temática, "A UFSM na sua história: coloque no papel a bagagem da sua memória", o Concurso recebeu mais de 70 histórias e premiou seis crônicas, nas categorias Egressos e Formandos.

Além de resgatar trajetórias e fazer alunos reviverem bons momentos, o Concurso de Crônicas também leva a todos o "mundo da UFSM" revelado pelos textos, através da publicação de um livro com as crônicas vencedoras e menções honrosas.